Porsche 550 SPYDER - Uma outra história de sucesso

O Cabrio da GNR

Presença frequente nas provas de clássicos em Portugal , em particular nos meetings Porsche , este belíssimo Coupe tem sido cuidadosamente preservado e mantido no inventário da brigada de Trânsito da GNR .
Lembro-me de o ver - há muitos anos atrás - a acompanhar a Volta a Portugal em bicicleta , ainda na posse da PVT , e de pensar como era "mal empregue" o carro dos meus sonhos andar nas mãos da polícia .
Junto um texto promocional das Relações Públicas da GNR .

PORSCHE 356 B CABRIOLET Ano: 1961

Este Porsche 356 foi inicialmente adquirido pela Policia de Viacção e Transito (PVT), em 1966, a um particular, com o objectivo de substituir um outro Porsche acidentado no desempenho de uma missão no Norte da País.

Nessa época, o aspecto financeiro já constituía um problema grave no orçamento dos departamentos do Estado, impedindo a compra de um Porsche novo. A solução passou pela aquisição se um automóvel em segunda mão, pois havia a necessidade de representação com um automóvel de prestigio em cerimónias oficiais ao nível do Estado e da Corporação.A aquisição deste Porsche foi sugerida pelo dono de uma estação de serviço junto a uma garagem da PVT; este comentou com o motorista do então Comandante Geral da PVT que o sogro era possuidor deste automóvel e que seria uma opção vende-lo. O sogro concordou em vender o Porsche, na condição de não perder dinheiro com a venda, uma vez que o adquirira dois anos antes por cerca de 72.000$00 ao primeiro proprietário, do Tramagal.O automóvel estava em excelente forma de mecânica e carroçaria, o que constituiu mais um argumento na decisão de compra, uma vez que a PVT já tivera que reparar o outro automóvel acidentado nesse ano. Sendo assim, a PVT só poderia adquirir o veículo pagando-o em três prestações, o que veio a suceder.

Este Porsche 356, pouco mais de meio ano depois de ter sido adquirido pela PVT e ter perdido a sua condição de civil, foi chamado a prestar o seu primeiro serviço de grande representação na escolta de Sua Santidade o Papa Paulo VI durante a sua visita a Fátima, continuando nesta vida por muitos anos, até que adquiriu, há pouco mais de uma década, o estatuto de clássico.Conta hoje com um palmarés de fazer inveja a muitos outros carros da mesma classe, com presenças em diversos rallys de automóveis antigos, tendo mesmo participado como concorrente na Volta a Portugal para automóveis clássicos, em que manteve em segundo lugar da classe até ter sido traído por uma ruptura do circuito de travagem, ficando fora da classificação.É hoje uma referência incontornável do automobilismo nacional.

Texto: GNR Brigada de Trânsito

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