Porsche 550 SPYDER - Uma outra história de sucesso

Porsche 356 SC

O Porsche 356 foi o primeiro veículo da marca alemã produzido em série e marcou de modo indelével os primeiros 15 anos na história da empresa. Ligeiro, fácil de conduzir e capaz de performances surpreendentes para um carro de pequena cilindrada, era também bastante fiável, devido a um conceito cujos elementos básicos foram buscar inspiração no imortal Volkswagen “Carocha”. Aos modelos ditos Pré A , sucederam os A e , anos mais tarde os B . No entanto, a versão final deste Porsche viria a ser o modelo C , que apareceu em 1963 e que se distinguia do seu antecessor por ser ligeiramente mais potente e, sobretudo, por vir equipado com 4 travões de disco ATE, que melhoravam de sobremaneira a capacidade de travagem. O motor da versão mais elaborada, com 1582cc e equipado com 2 carburadores Solex 40 PJJ-4, desenvolvia agora 95 cv às 5800 rpm, valor bastante interessante para um veículo que, na balança, acusava pouco mais de 900 kg de peso. Muito utilizados em competição, os 356 SC marcaram uma geração desportiva, e em Portugal, os dois primeiros utilizadores destes carros foram respectivamente Américo Nunes e Carlos Duarte Ferreira, que para a época de 1964 adquiriram dois dos novissimos 356 SC, para correr indiscriminadamente em velocidade e ralis. No entanto o carro aqui apresentado, também produzido no ano de 1964, não tem historial desportivo, tendo sido desde a sua origem um modelo de cuidada utilização particular que, por isso, se encontra em rigoroso estado de conservação.


Texto e Fotos : Sportclasse

Sem comentários:

Enviar um comentário