Porsche 550 SPYDER - Uma outra história de sucesso

As Primeiras Vitórias

Os primeiros carros da Porsche chegaram a Portugal em Janeiro de 1951 e começaram a correr logo em Março . Foi , com efeito , no dia 11 desse mês que um modelo da marca alemã participou pela primeira vez numa prova desportiva nacional : a Rampa da Arrábida . O mérito pertenceu a Ernesto Martorell que , com um automóvel rigorosamente de série terminou em terceiro lugar na classe , atrás dos DM de Júio Simas e Elísio de Melo . Na competição seguinte , a Rampa da Falperra , Martorell inscreve-se num MG , mas José Nogueira Pinto , que estava em luta acesa com o Conde de Monte Real pela vitória no Nacional de Rampas , vê o seu Allard avariar e , para conseguir os 2 pontos regulamentares conferidos pela participação na prova , corre num Porsche , ainda com o motor 1131 cc . Em Maio , confirmando a sua versatilidade ímpar , o Porsche de Martorell volta a mostrar-se , desta vez no V Rali Internacional a Lisboa . Brilhando nas provas complementares , que acabaram por decidir a competição , Martorell obteria um magnífico 5º lugar à geral , mostrando aos amadores do automobilismo desportivo o enorme potencial que o pequeno automóvel alemão revelava , mesmo quando confrontado com modelos de segmentos superiores .
Martorell , entusiasmado com o seu 356 , surpreendeu o meio automobilístico nacional com a sua presença na Volta a França em Automóvel , prova realizada entre 30 de Agosto e 12 de Setembro de 1951 . Ernesto Martorell , que fez equipa com Jorge Seixas , teve participação destacada , chegando a vencer uma prova complementar , a segunda , à frente de favoritos que conduziam carros da Ferrari e da Jaguar ! Com efeito , a prova efectuada após a segunda etapa estava desenhada para " pôr á prova as qualidades de manobrabilidade , de aceleração e travagem " e Martorell pulverizou a melhor marca , à frente de Pagnibon , em Ferrari , e John Simone , em Jaguar .
No total , foram sete os pilotos que em 1951 contribuiram para o palmarés da Porsche em provas nacionais : Ernesto Martorell , José Nogueira Pinto , Alberto Graça , Manuel Nunes dos Santos , , Carlos Rasquilha , Carlos Pereira Dias e Manuel Vieira . Em 13 provas conseguiram quatro vitórias à classe . Mas a espantosa avalanche de grandes resultados desportivos só chegaria nos anos seguintes ...
Autofoco , 6 de Dezembro 2007

1 comentário:

  1. Achei curiosa a referência aos DM, já que um dos meus melhores amigos é neto do Dionisio Mateu. Actualmente o único exemplar que existe foi restaurado pelo Presidente do CPAA que o comprou, e tem andado por aí nas exposições de clássicos.

    ResponderEliminar