Porsche 550 SPYDER - Uma outra história de sucesso

Rallye Lisboa - Madrid 1953

Em 1953 disputou-se a primeira edição do Rallye Lisboa - Madrid no qual participou, entre outras, esta equipa portuguesa formada pelos irmãos D. Fernando e D. António Mascarenhas, ao volante de um Porsche 356 Pre A Cabrio.
No próximo ano cumpre-se o 60º aniversário desta prova. Não estaria na altura de se pensar em organizar um Revival? Talvez não faltassem interessados.
Esta imagem pertence a um conjunto de fotografias pessoais inéditas, que irão agora ser gradualmente tratadas e reveladas no blogue  Os Heróis , do mesmo autor.


Anos mais tarde, este mesmo carro viria a ser propriedade de Nelson Soromenho (imagem de baixo), curiosamente o pai do actual presidente do Porsche Clube 356 Portugal, Luis Soromenho. Small world.
Reparem nas "guelras" abertas nos guarda lamas, supostamente destinadas a facilitar o arrefecimento dos travões. Verifica-se agora que esta invulgar "opção" já vinha do tempo em que este Porsche pertenceu a D. Fernando Mascarenhas.
Ao que consta, seria mestre Jaime Rodrigues quem concebeu a solução ideal para o problema do sobreaquecimento dos travões dos 356, criando duas entradas de ar na parte frontal dos carros, junto dos "piscas". Esse sistema estava já instalado quando o FE-18-21 pertenceu a Nelson Soromenho e foi depois adoptado como standard pela Porsche.


4 comentários:

  1. "Não estaria na altura de se pensar em organizar um Revival?"

    Sem duvida !!!!

    Otra magnífica fotografía, de un gran piloto portugués que falleció en Madrid disfrutando de la conducción de un.... Ferrari !!

    Muito obrigado.

    Ramón de Mateos

    ResponderEliminar
  2. Bela ideia ,irmos daqui até Madrid,encontrando os nuestros hermanos a meio do caminho.

    Dos pasteis de Belém ao cochinilho,com os competentes liquidos a acompanhar,talvez acabasse a crise.

    Abraços do Carlos Duarte Ferreira

    ResponderEliminar
  3. Mais uma fabulosa ideia do amigo Guedes ! Força nesse projecto de " Revival Lisboa - Madrid " ! Abraço Marco Pestana

    ResponderEliminar
  4. Este carro foi registado em Portugal em 27/11/1951. Passados alguns anos foi do meu pai (conforme fotos publicadas neste blog em Fevereiro 2008),e desde 15/5/1963 que está registado no mesmo nome. Suponho que faça parte dos vários que,infelizmente,terão sido "abatidos" do nosso Património automobilistico.
    Luis Soromenho

    ResponderEliminar