Porsche 550 SPYDER - Uma outra história de sucesso

Carlos Gilbert

Ex-jornalista do "Motor" , colaborador de vários sites sobre história do desporto automóvel , especialista em todo terreno na versão Land Rover , Carlos Gilbert é um apaixonado por motores , tenham eles duas , quatro ou ( no caso dos aviões ) muitas rodas .
Em 2006 , acedendo a um convite meu , estreou-se como navegador naquela que é a mais longa prova de clássicos alguma vez realizada em Portugal : as 500 Milhas do ACP . Sem qualquer experiência prévia neste tipo de competições e tendo como equipamento auxiliar únicamente a instrumentação original do Porsche nº 635 , Carlos Gilbert conseguiu a proeza de nos navegar entre Chaves e Faro , através de 15 "complementares", cumprindo todos os controles e chegando ao destino confortávelmente dentro dos limites estipulados pela organização e com uma classificação estimulante para uma equipa quase "virgem" em provas de regularidade histórica .
Se tomarmos em consideração que uma parte considerável dos participantes nestes eventos se apresenta com os carros equipados com "Haldas", "Terra trip" , "Brantz" e sabe-se lá o que mais , é pertinente questionar a ética de tais recursos , pois a vontade de vencer por quaisquer meios acaba por subverter o espírito de um tipo de competição que deveria limitar-se aos automóveis e aos instrumentos que os equipavam na época em que foram construídos . Se assim fosse , os ralis de "clássicos" ganhariam autenticidade e poderiam atrair mais e melhores automóveis para uma modalidade que tem grande potencial mas que corre o risco de estagnar se as regras do jogo não protegerem a tradição e a verdade desportiva .

4 comentários:

  1. Note-se que carlos Gilbert assina pelo pseudónimo Cargil48 no prestigiado fórum Motorclássico, onde detem uma participação assaz significativa, e demonstra grande paixão pela marca Volvo. Note-se que cita também esta estreia, ao dizer "(...) um grande amigo meu desafiou-me para ir fazer com ele as primeiras 500 Milhas de Portugal, organizadas pelo ACP, e lá o naveguei o melhor que pude e soube, tendo o carro sido um Porsche 356B. E foi aí que fiquei com o "bichinho" dos Clássicos. Quando tive a oportunidade de adquirir um Volvo PV544 não hesitei, e logo a seguir veio outro, mas isso Vocês já sabem (...)". Mais detalhes em http://forum.motorclassico.pt/showpost.php?p=1838&postcount=34

    ResponderEliminar
  2. É verdade , o "bichinho" mordeu . No próximo fim de semana o Carlos Gilbert vai fazer a sua estreia absoluta em provas de regularidade com o Volvo PV544 , nas 48 Horas do Alentejo , acompanhado pela Zé Gilbert , sua mulher e minha querida amiga .
    Além desta , irei também apadrinhar outra estreia , a do meu amigo e colega Zé Manel Peixoto , no sempre seu MGB .
    Há , portanto , grandes possibilidades de os "afilhados" fazerem melhor figura desportiva que o "padrinho" . Importante mesmo é que não cheguem antes de mim ao restaurante . O resto ...

    ResponderEliminar
  3. Eu é que me senti (e ainda hoje sinto) extremamente honrado pelo convite que me foi feito para navegar o Zé numa prova tão importante: a primeira edição das "500 Milhas de Portugal"... Para a próxima edição espero reecnontrar-me com o Zé, desta vez como parceiros na lista de inscritos e, já deu para ver, os nosso carros estão só um ano distanciados...

    Para já, vamos ver como vai acontecer a nossa "estreia" na edição que começa amanhã (Sexta): as "48 Horas do Alentejo", para as quais o Zé nos "puxou".

    Mais uma vez, e para terminar: thanks for the support!

    ResponderEliminar
  4. U more than welcome !
    Espero agora ter a oportunidade de "triturar" um Volvo PV544 , durante as "48 Horas" . Por via das dúvidas , desta vez entreguei as contas e as cartas de controle a uma professora de matemática .
    Assim , iremos chegar sempre a horas ... aos jantares !!!

    ResponderEliminar