Porsche 550 SPYDER - Uma outra história de sucesso

O Porsche da PVT

Visto aqui durante a volta de honra dos vencedores do Circuito de Montes Claros de 1962 eis o Porsche 356 (matrícula BL-74-09) originalmente cedido pela polícia rodoviária alemã à sua congénere portuguesa. Este carro, dotado das especificações próprias para a sua função, viria a ser destruído num acidente até agora mal esclarecido (há quem diga que os agentes da PVT decidiram tentar acompanhar o carro idêntico de Basílio dos Santos numa corrida "a brincar") após o que seria substituído pelo carro actual, um 356 Cabrio totalmente de série comprado em segunda mão a um particular. Tudo leva a crer que se tentou dar a ideia que nada tinha acontecido ao veículo original, mas lá que aconteceu, aconteceu. E não foi pouco.
Aquiles de Brito, em Lotus Elite, venceu a corrida de automóveis deixando o Porsche 356 de Basílio dos Santos na segunda posição. Infelizmente não disponho do nome do vencedor da corrida de motos. Alguém pode ajudar?

Fotos - Centro de Documentação do ACP





Não me recordo se foi numa Taça de Ouro ou numa Volta a Portugal - que teve inicio à noite com uma prova de maneabilidade/velocidade no Restelo - que ouvi o Basilio dizer que na estrada vão ver como se guia um Porsche, isto em relação ao carro da policia, nada mais ouvi que isto.
No dia seguinte contou-me um familiar que com as brincadeiras o Roadster da Policia tinha ficado maltratado. Como a História se repete "às vezes", passado um ano seria a vez do Basilio e o André Martinho  destruirem o Roadster do primeiro, só sobrou o motor e as jantes, até os carteres da caixa se partiram. Sina dos Roadster?
O vencedor em motos de pequena cilindrada foi Antonio Alves, numa Kreidler .

Luis 

3 comentários:

  1. olha,olha, uma antena igual á do LS.

    ResponderEliminar
  2. Nao me recordo se foi numa Taça de Ouro ou numa Volta a Portugal que
    teve inicio à noite com uma prova de
    maneablidade/velocidade no Restelo ,
    que ouvi o Basilio dizer que na estrada vao ver como se guia um Porsche , isto em relaçao ao carro
    da policia, nada mais ouvi que isto.
    No dia seguinte contou me um familiar
    que com as brincadeiras o Roadster da
    Policia tinha ficado mal tratado.
    Como a Historia se repete "às vezes" passado um ano seria a vez
    do Basilio com o André Martinho
    destruirem o Roadster do primeiro,
    so sobrou o motor e as jantes ,até
    os carteres da caixa se partiram.
    Sina dos Roadster?
    O vencedor em motos de pequena
    cilindrada foi Antonio Alves numa
    Kreidler .

    Luis

    ResponderEliminar
  3. Esse particular que vendeu o carro para substituir o que foi destruído pela P V T foi o meu querido primo Octávio Duarte Ferreira. Era um cabrio com hard - top ,sem capota mole. Essa história veio contada numa revista do Expresso já há alguns anos, eu menciono esse Porsche,no blog que generosamente o Zé Guedes me arranjou. Abraços, do Carlos Duarte Ferreira

    ResponderEliminar