Diz o texto, que Stirling Moss fez a sua estreia em Porsche na "obscura" prova chamada Taça Governador Civil de Lisboa, em 1955, disputada no traçado de Monsanto. Durante os treinos Stirling reparou num "Spyder" idêntico ao seu que fazia os "esses" com acelerador a fundo e as luzes de "stop" acesas, numa clara demonstração de travagem com o pé esquerdo. Tratava-se de Filipe Nogueira (o texto diz, erradamente, Nogueira Pinto), o grande piloto português da época, que acabaria por obter o segundo lugar na corrida, logo após o campeoníssimo inglês.
Ola
ResponderEliminarPois a Motor Sport, como certos
historiadores Britanicos ,continuam
a confundir Nogueira Pinto com
J Filipe Nogueira, que foi o piloto
do Spyder branco o FE 22 24 ,que era
da evoluçao anterior ao de S Moss.
Cump Luis
E o capacete branco que Stirling Moss usou nessa prova, ficou em Portugal... Foi oferecido a um piloto que o emprestou á filha... Ela ainda o tem, guardado dentro de uma caixa.. Aqui tão perto de mim... Um dia tenho que ver o "penico".
ResponderEliminarTem toda a razão o Luis. Era de facto Filipe Nogueira, e não Nogueira Pinto, que fez a vida difícil ao Stirling Moss. Eis a classificação final:
ResponderEliminar1. Stirling Moss (GB) Porsche 550
2. - Joaquim Felipe Nogueira (P) Porsche 550
3. - Fernando Mascarenhas (P) Porsche 550
4. - Wolfgang Seidel (D) Porsche 550 24
5. - Pinto FAP 23
6. - Mathieu Hezemans (NL) Porsche 23
7. - Casimiro de Oliveira (P) Olda 22
8. - Ernst Lautenschlager (D) Porsche 550
- René Philippe Faure (F) Stanguellini S750 CS