Porsche 550 SPYDER - Uma outra história de sucesso

Eduardo Souto Moura

Acaba de ser anunciada a atribuição do prémio Pritzker (considerado o Nobel da arquitectura) a Eduardo Souto Moura autor de, entre muitas outras obras notáveis, o Museu Paula Rego (ou Casa das Histórias, se preferirem) em Cascais. Acresce que o bom gosto do arquitecto Souto Moura não se manifesta apenas na sua vasta e universalmente reconhecida obra artística: a sua paixão pelos Porsche 356 é de tal ordem que já tem dois exemplares lá em casa. Aqui fica o registo de um deles, o Cabrio B de 1960, com a homenagem do autor do blogue a um dos nomes maiores da Cultura portuguesa dos séculos XX e XXI.


2 comentários:

  1. Muitos Parabéns !

    Nada melhor do que dois prémios " Nobel " da Arquitectura, para dois amigos Arquitectos, da mesma faculdade de Arquitectura ( Porto ) e do mesmo ( nosso ) Portugal !

    Sem dúvida um Orgulho !

    E no que concerne aos clássicos, sem dúvida que tem bom gosto! :) Todavia, também poderia adicionar um belo Alfa Romeo Clássico ( que heresia neste BLOG ! :) ) aos belos descendentes da nobre cêpa de Gmund ... :)

    Marco Pestana

    ResponderEliminar
  2. É natural um arquitecto assumir uma postura completa na vida em torno do ideal vitruviano: “firmitas, utilitas, venustas”. Ou seja, a Firmeza, na estabilidade e solidez, concretização física; na Utilidade, seu pragmatismo e adequação ao programa e objectivo, e a Beleza, (de Venustas, de Vénus), de sentido estético e simbolismo, beleza e apreciação. Percebemos que tais desígnios se aplicam na perfeição, não apenas à arquitectura, mas sim também a esse objecto intemporal, o porsche 356, que sintetiza na íntegra o ideal vitruviano. Um arquitecto completo, premiado, e claro, de bom gosto automóvel. Existe uma grande tradição de arquitectos apreciadores de automóveis interessantes.

    ResponderEliminar