Porsche 550 SPYDER - Uma outra história de sucesso

Rallye Mistério

Preparativos para o Rallye Mistério de 1962, no Funchal, ilha da Madeira. Em terceiro lugar está o Porsche 356 A com a matrícula LC-72-54, na altura tripulado por António Diogo.
Foto cedida por Marco Pestana

6 comentários:

  1. Gosto de todos estes carrinhos, mas o segundo.............

    ResponderEliminar
  2. José Guedes02 janeiro, 2011

    Sim, também gosto do Karmann Ghia. No entanto, e apesar da sua aparência desportiva, eram carros demasiado "calmos" . São hoje muito procurados pelos coleccionadores e os preços reflectem isso mesmo.

    ResponderEliminar
  3. A propósito do VW Karmann-Ghia, e do projecto da casa Ghia com a casa Karmann, deve as sua elegantes linhas, a um projecto anterior desenvolvido pela Alfa Romeo, onde a casa Ghia esteve envolvida, para depois desistir, por razões que para este assunto não interessam directamente.

    Em 2007, e com base em vários livros e outras fontes, redigi uma " História da história, do Alfa Romeo Giulietta ...)

    Onde poderão ler na íntegra, neste link:

    http://giuliettaportugal.blogspot.com/2009_12_01_archive.html

    Do texto DESTACO o seguinte, a parte ONDE faem referência ao " assunto " Karmann-Ghia.

    Várias " fontes " realçam o projecto posterior do VW Karmann-Ghia, como o FIAT 1100 Coupe TV ( Turismo Veloce ) outro " Fuoraserie " italianao INSPIRADOS na ...Alfa ROmeo Giulietta Sprint, que de facto marcou uma época.

    (...) A aventura do Alfa Romeo Giulietta Sprint começara realmente...

    Mario Felice Boano, dono com Luigi Segre da carrozzeria Ghia, em colaboração com Franco Scaglione trabalham no desenvolvimento do protótipo, e então, uma vez acordado que as duas empresa ( Bertone e a Ghia ) teriam uma colaboração na fase industrial do projecto - A Bertone assinou pela ocnstrução das carrozzeria inacabadas, e a Ghia seria responsável pela pintura, interiores e acabamentos .

    Mas, a Ghia acaba por sair do projecto: para esta, seria difícil instalar uma linha de produção industrial , mesmo para uma pequena serie, segundo as premissas e caderno de encargos via Tommaso Grosi.

    Francesco Quaroni deduziu que do desacordo entre Boano e Segre, poderia causar um atraso no programa, assim a Ghia ( Anos mais tarde, tudo indica que o modelo da VW Karmmann-Ghia, teve como inspiração o design do Alfa Romeo Giulietta, tendo em conta a estreita relação da casa Ghia no nascer do projecto Giulietta )foi " forçada " a recusar este importante contracto directo. (...) "


    Abraço

    Marco Pestana
    www.SquadraAlfaRomeoMadeira.blogspot.com

    ResponderEliminar
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  5. Em relação à foto, agradeço ao amigo António Teixeira o simpático envio, deste autêntico " pedaço " de história do automobilismo madeirense e claro nacional. Abraço. Marco Pestana

    ResponderEliminar
  6. Só uma pequena imprecisão, o Porsche 356 tinha como matricula LC-72-44
    Na foto, o Karmann Ghia era do Eng. Aires Pestana, concorrente n. 2
    Nesse mesmo ano, o Porsche 356 foi vendido ao Eng.Aires Pestana e a partir daí foi sempre concorrente com esse automóvel.
    Mais fotos do 356 em:
    --> http://flic.kr/s/aHsjb97JQ4

    ResponderEliminar