Porsche 550 SPYDER - Uma outra história de sucesso

A Caminho das Bodas de Ouro

Carlos Duarte Ferreira é um caso invulgar de fidelidade ao Porsche 356 , com o qual  mantém uma relação "apaixonada" que em breve vai completar meio século de vida . E tudo leva a crer que o "caso" é para continuar . A atestá-lo , está a "declaração de amor" que a seguir tanscrevo na íntegra e que revela bem o estado de espírito de quem a produziu .

"Aproximo-me dele e vejo sempre com atenção as linhas redondas e suaves, o seu fluir perfeito qualquer que seja o ângulo donde o olhe. Lembro-me por vezes dos outros carros iguais que tive, de outras cores, noutros sítios, noutras estradas, noutros tempos.
Abro a porta, sento-me, meto a chave do lado esquerdo ( por causa de Le Mans, como sabes ) e olho para o tablier. Num segundo são milhares de horas condensadas, ali vividas dentro, boas e más, agora só relembro as boas.
Três sapatadas no acelarador, dou à chave e sinto a vibração e o belo som dos 4 cilindos a falarem: o ponteiro do conta-rotações salta, o 356 ganha vida, eu vivo de novo.
Aquele barulho são foguetes a estralejar no meu coração. Meto a primeira e arranco. A estrada, qualquer estrada vista dali é para mim diferente - tenho outra vez 20 anos! "


Rallye da Figueira da Foz , 1962

Com o inseparável Vasco Pinto Basto , vencedores do rallye do Intituto Superior Técnico de 1964 , e à partida para as 500 Milhas do ACP 2006

1 comentário:

  1. Pois o tempo passa , mas as recordaçoes saudaveis permanecem.
    Recordo me do Rali do Arte e Sport
    ( penso que foi a estreia do Duarte
    Ferreira em ralis ) no BA 48 22 que
    ainda era cinza metalico .
    Depois passou a ter a cor preto com
    o tecto em vermelho escuro e para
    terminar com o José Lampreia no ano
    de 1964 a caminho do segundo lugar
    no Circuito d Montes Claros .Nesta
    prova o carro era todo preto e estava equipado com o motor do
    356 SC ex J Passanha , ao que consta foi o unico orgao que restou
    intacto do acidente da Madeira ao
    II 31 48 .
    Do 356 SC ,que foi substituir o
    1600 Super , o AI 78 33 , lembro me
    que alem do bonito vermelho que era
    a sua cor original , tinha uma
    novidade , um gira discos montado
    no tablier o que para a época era
    raro .Depois ,decorridos uns 10
    anos , morava eu no Estoril e feliz
    proprietario de um T5 1600 Super
    ex Roque Pereira , venho a verificar que tenho um vizinho no
    andar superior que era dono do
    AI 78 33 , desta vez era azul Meta
    lico tao em voga na época .

    Good times

    ResponderEliminar