Porsche 550 SPYDER - Uma outra história de sucesso

Mais Travões

A Porsche utilizou os travões de tambor em competição durante muitos anos e com grande sucesso depois do aparecimento dos travões de disco (acho que foram utilizados pela primeira vez em 1955 pelos Jaguar D , na prova das 24h de LeMans ) . O que consta é que os 356 com travões de disco, modelo C, têm tido alguns problemas com fracturas nos apoios das bombas (maxilas) de travão devido às elevadas concentrações de esforços nesses pontos . Os travões de tambor têm 40 cm de diâmetro (excepto nalguns 356 de afortunados , em que os da frente têm 60 cm) o que , para um carro que na versão mais pesada tem menos de 950 kg , chegava e sobrava .

O maior problema dos travões de tambor é a dissipação do calor gerado nas travagens . Mesmo com os tambores alhetados , o arrefecimento podia não ser suficiente em caso de uso muito intensivo , com o resultado da perda de capacidade de travagem . A Porsche também era da opinião que as jantes para travões de tambor eram menos agressivas com os pneus , fazendo com que estes durassem mais tempo , consequência obviamente importante para a competição em provas de longa duração. Foi esta uma das razões que levou a Porsche a rejeitar o uso de jantes com porca central nos 356 , simplesmente porque não precisavam de mudar de pneus . Existe um kit de dupla bomba de travões muito simples de montar para todos os modelos dos 356 que , apesar de não ser original , é recomendável por razões de segurança. Nas competições dos EUA para carros antigos penso que até é obrigatória , pelas mesmas razões (just in case) .


Mário Melo , engº

1 comentário:

  1. Afinal a primeira vez que foram utilizados trvões de disco foi em 53 num Jaguar tipo C na prova de 24h de LeMans

    Fica a correcção.

    MM

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