Porsche 550 SPYDER - Uma outra história de sucesso

Algarve Rennen

Organizado pelo Forum Lehren Kraus Cafe teve lugar , no dia 14 de Dezembro , o 2008 Algarve Rennen , um "track day" no novíssimo Autódromo do Algarve , recentemente inaugurado . O evento era dedicado a automóveis de marca Porsche e a organização teve a gentileza de me convidar para representar a "geração" 356 , convite que aceitei com o maior prazer .
Apesar da chuva e do vento forte , algumas dezenas de Porsches "fizeram-se" à pista , repartidos por dois grupos distintos que alternavam entre si durante seis turnos de trinta minutos cada . Como se esperava , o excesso de água no "tapete" de asfalto provocou vários "piões" e saídas de pista , felizmente sem quaisquer consequências para pilotos e carros , o que bem atesta da qualidade e da eficácia das escapatórias . Problemas de quem tinha potência a mais nas rodas de trás , o que não é muito bom para andar na chuva . Quanto ao 356 , "passeou" incólume pelo belíssimo traçado do circuito durante voltas e voltas e regressou a casa pelos seus próprios meios , sem qualquer "soluço" .



9 comentários:

  1. Eu que estive presente pude testemunhar a beleza deste momento. Deve ter sido provavelmente o primeiro 356 a calcorrear a exigente pista de Portimão e ainda por cima com umas condições atmosféricas totalmente adversas. Foi comovente ver ao vivo a presença desta maravilha da história, a brilhar no meio de tanta máquina electrónica. Por mais coisas que me digam na vida, nunca me conseguirão enganar: um Porsche foi feito para isto. Que esta imagem do 356 sozinho na recta da meta sirva de exemplo e de desafio a todos aqueles que têm o seu 356 presos ao conforto da sua garagem.
    O meu muito obrigado ao José Guedes por estes momentos inesquecíveis para mim e para todos os que estiveram presentes.

    ResponderEliminar
  2. O primeiro 356 a andar no Autódromo do Algarve ? Não me tinha ocorrido , mas fico honrado com a efeméride . E talvez estas belíssimas imagens sirvam para convencer os outros possuidores de 356 de que há vida para além das monótonas "regularidades" que proliferam um pouco por todo o País .
    Obrigado , Zico , pelas simpáticas palavras , particularmente por virem de alguém que conhece REALMENTE o mundo Porsche em todas as suas vertentes .

    ResponderEliminar
  3. Puder pilotar um 356 em condições de equilíbrio extremo numa pista belíssima e muito escorregadia deu o sal e a pimenta a um dia memorável.

    Parabéns a todos e obrigada.

    MM.

    ResponderEliminar
  4. Caro Oldtimer
    Parabéns pelo seu desportivismo e elegancia que muito encantou quem esteve em Portimão.Aliás as fotos do 356 dizem tudo.Não tive oportunidade de falar muito consigo mas fica para a próxima.
    Um abraço do MRS

    ResponderEliminar
  5. Foi sem dúvida interessante a participação do 356 em pista.
    Pena é que outros não os tenham seguido.
    Efectuar um grupo dentro do grupo, e sempre muito interessante.
    E depois lá estou eu para abençoar...
    Para a próxima espero que mais belezas estejam presentes.
    Um abraço
    MB

    ResponderEliminar
  6. Eminentíssimo Diácono : a que "belezas" se refere Vossa Senhoria exactamente ? Eu sei que a organização concedia "indulgências plenas" para aqueles dias , mas é sempre bom ter a certeza .
    Mas agradeço muito as simpáticas palavras de ambos ( MRS e MB ) . Tavez esta reportagem e os comentários de quem "lá" esteve sirvam para motivar outros proprietários de 356 a aparecerem mais vezes no lugar para o qual os Porsches foram concebidos , a pista . A mim já ninguém me tira a honra de ter tripulado o primeiro "vintage" no Autódromo do Algarve .

    ResponderEliminar
  7. Caro JG (Oldtimer)

    Posso garantir que a sua presença no evento era das mais desejadas.

    Pela espírito, bela beleza da máquina, pela oportunidade de nos conhecermos.

    Como pessoalmente lhe disse, foi pena não ter tido a oportunidade de rodar em "guarda de honra"

    Façamos votos que em futuras oportunidades possamos contar, não só com o seu, mas também com o Speedster e outros 356 que, felizmente, abundam.

    Raposo (Fuchs in LKC)

    ResponderEliminar
  8. Depois de tanto elogio , corro o risco de ficar insuportavelmente vaidoso . Não por mim , claro , mas pelo fantástico carrinho , que bem merece todo o respeito e admiração . Não só pela qualidade que tinha - e tem - mas também pelos caminhos que abriu , fazendo da Porsche a mais respeitada marca de automóveis a nível global .

    ResponderEliminar