Porsche 550 SPYDER - Uma outra história de sucesso

Tudo à Frente ou Tudo Atrás ?

A imagem mais antiga data de 1966 , quando Ernesto Neves utilizou o Porsche 356 /90 para rebocar o Cooper S com que foi correr em Silverstone . Quarenta e dois anos depois , a dúvida persiste : qual o conceito mais eficaz ?
A actual tecnologia diz-nos que Ferdinand Porsche tinha razão e que só o "tudo atrás" permite controlar potências elevadas , como acontece hoje na Fórmula 1 . Mas os Minis "tudo à frente" de Alec Issigonis , depois de preparados por John Cooper , revelaram-se imbatíveis em rallye e em circuito enquanto as potências não chegaram perto dos 200 Cv . Só a partir daí é que é que começaram a surgir dificuldades , quer em tracção quer em controle direccional .
Em qualquer dos casos , tanto o Porsche como o Mini são os principais representantes de dois conceitos que revolucionaram a indústria automóvel e o desporto motorizado .
PS - Na altura , escrevi que o "tudo atrás" é o sistema adoptado na Fórmula 1 , o que está manifestamente errado , uma vez que o motor é colocado em posição central . No entanto , decidi manter o texto , assumindo o erro .

6 comentários:

  1. Eu tenho uma opinião um pouco drástica: tudo atrás é o melhor e mais eficaz, mas apenas para pilotos. Quem não sabe ir além da condução banal, prefere tudo à frente, mais fácil e menos "perigoso" para inexperientes. O motor deve empurrar: maior tracção no arranque, evita "patinar", com o peso compensa o afundar na travagem, no caso de embater não destroi o motor, permite capots dianteiros baixos com melhor visibilidade dianteira, não transmite calor para dentro do habitáculo, etc.

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  2. Permito-me discordar , em nome de uns "inexperientes" Hopkirk , Makinen , Gião , etc . Quer em circuito quer em rallye , os Cooper S esmagaram a concorrência , durante uma parte dos anos 60 . Isso só foi possível devido à eficácia do conceito e ao talento de alguns pilotos de excepção .

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  3. Creio que esta é uma discussão sem fim, porque óbviamente ambos os conceitos têm vantagens e desvantagens, dependendo a eleição apenas das preferências e aptidões de cada um.
    No entanto, se me perguntarem qual a melhor solução, respondo sem hesitar que...tudo ao centro! como na Formula 1...
    A Porsche nunca foi criticada por ter tracção atrás mas sim por ter o motor "pendurado" atrás do eixo traseiro, que lhe confere manifesto desiquilíbrio, com uma condução só controlável com eficácia por alguns...

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  4. Hoops ! Valham-me os leitores atentos e sabedores que me lembram que , na Fórmula 1 , o motor está colocado "ao centro" e não "atrás" , como erradamente escrevi . Também penso que este é o conceito mais eficaz , pelo equilíbrio que proporciona .
    Obrigado , Duarte .

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  5. O porsche tudo atras, tb não é bem verdade. Enquanto os minis tinham todo o peso em cima das rodas da frente os 356 tinham a caixa de velocidades à frente do eixo traseiro e aparentemente com uma relação 45-55% na distribuição de pesos que não era nada não.

    MM.

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  6. errata.

    ultimo não = mau

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