Porsche 550 SPYDER - Uma outra história de sucesso

Temperatura de Óleo

O indicador de temperatura de óleo pode ser um dos mais preciosos instrumentos a bordo de um Porsche 356 - se funcionar bem , o que nem sempre acontece . Situado na parte superior do instrumento que combina temperatura de óleo e quantidade de combustível , originalmente fornecia as informações em graus centígrados , passando posteriormente a dar apenas uma indicação analógica através da posição de um ponteiro .
Com os óleos actuais , a temperatura deixou de ser um factor relevante , uma vez que estes práticamente não perdem qualidade com elevados níveis de aquecimento . No entanto , uma temperatura de óleo muito alta pode sugerir problemas mais graves , nomeadamente com a correia de ventoínha , que podem levar à completa destruição do motor .


6 comentários:

  1. Não percibi a ligação da correia de ventoinha com a temperatura do óleo! O éleo a temperaturas elevadas perde as propriedades lubrificantes e baixa muito a viscosidade o que faz romper o pequeno filme de óleo que existe entre os rolamentos dinâmicos. Normalmente neste caso temos problemas e graves!

    Um abraço,

    MM.

    ResponderEliminar
  2. A ventoinha promove o arrefecimento do motor . Ora ,se a correia se partir , deixa de haver arrefecimento e o motor sobreaquece , fazendo com que a temperatura de óleo suba também . Assim , uma indicação de temperatura de óleo muito elevada pode significar que deixou de haver ventoinha para arrefecimento do motor , o que conduzirá à sua destruição .
    Os óleos actuais não se degradam com temperaturas elevadas , excepto em condições extremas .

    ResponderEliminar
  3. Ai, provamente já o motor gripou. Antes do óleo acusar já os cilindros estão ao rubro! De qualquer bem visto. Já agora os óleos queimados servem para fazer diesel o que quer dizer que são combustíveis a temperaturas elevadas.

    Um abraço,

    MM.

    MM.

    ResponderEliminar
  4. Bem não vamos ser auto-destrutistas e pensar logo o pior. Pensando melhor se a corrente de ventoinha se partir de imediato acende-se uma luz vermelha de falta de carga e mesmo para os condutores distraídos (ou a luz fundida) provavelmente o carro para em poucos minutos uma vez que fica sem carga na bateria e ainda bem!

    MM.

    ResponderEliminar
  5. No caso especifico dos 356 (e semelhante ao sistema usado nos clássicos VW), a única correia presente tem a dupla função de activar o dínamo e de fazer funcionar a ventoinha de arrefecimento do radiador de óleo e do motor. A temperatura excessiva do óleo, revela algum grave problema e aconselha-se a paragem imediata. Na alteração do mostrador em causa ressuponho que deixaram de indicar uma escala númerica e passou apenas a uma aproximada, não pelo excesso de temperatura, mas por outra razão: não se aconselha "puxar" pelo motor enquanto frio. Assim, enquanto o ponteiro não atingir um ponto favorável de temperatura operativa, devem ser evitadas as velocidadfes excessivas, tão desejáveis num 356...

    ResponderEliminar
  6. "So why did Porsche take the temperature numbers off the gauge? Perhaps they got tired of anxious owners asking "How hot is too hot?". There is no simple answer to this question even when the cars, and engines, were new and behaved in a consistent and predictable manner. Certainly it is best to keep the needle out of the red zone: anything below that point is okay, assuming that the gauge is working correctly".

    Porsche 356 Registry , "How Hot is Too Hot?"

    ResponderEliminar