Porsche 550 SPYDER - Uma outra história de sucesso

Um 356 Extraordinário !

Esta série de fotografias , que me foi enviada pelo Luis Soromenho , representa um dos 356 mais invulgares que me foi dado conhecer . Ainda por cima , o carro é português , tem matrícula portuguesa , e está a ser demonstrado pelo seu feliz proprietário , Nelson Soromenho , pai do Luis .
O local é conhecido , a praia da Parede em plena marginal Lisboa-Cascais , e o ano de fabrico é 1952 , o que confirma tratar-se de um Pre-A . Quanto a Nelson Soromenho , continuaria fiel à marca e viria a adquirir um belíssimo Coupe , anos mais tarde , do qual falaremos em breve .
Mas reparem em alguns detalhes curiosos e algo ... criativos , para dizer o mínimo . Desde logo as "guelras" , à frente e atrás , estratégicamente colocadas para facilitarem o arrefecimento dos travões . Original , se bem que de eficácia duvidosa .
À frente da porta do condutor está escrita a palavra "stradivarius" , só visível em ampliação . Penso tratar-se de uma homenagem ao fabricante dos melhores violinos de sempre , hoje disputados a preços que fariam corar de inveja qualquer 356 original que tenha disputado as "Mille Miglia" . Mas onde estaria a comparação ? Seria o "toque" do motor ? A raridade ?
Depois vêem-se os pequenos "respiradores" , junto da grelha do motor , e mais umas quantas originalidades e "acrescentos" , que mereceram esta análise por parte de António Coucello , um especialista na matéria :
Matrícula - 1952
Para choques - até 1951
Vidro frente - 1952
Grelhas e farolins da frente - 1955
Pega do capot - 1955
Luzes traseiras - até 1952
Alhetas de refrigeração nos guarda-lamas e na tampa do motor - Invenção Made in Portugal
Luzes de marcha atrás - Mais uma invenção
Mas onde andará hoje esta preciosidade ?



2 comentários:

  1. Antonio Stradivari fez mais de 1000 violinos com uma particularidade: não existiam dois iguais.Stradivarius significa portanto "algo de único", algo que não está repetido, que não se encontra igual. Este carro foi modificado, a meu ver, com esse espírito. O seu proprietário ao modifica-lo da forma que o fez, sabia que não iria existir um outro assim. Daí se calhar, a pertinência do baptismo. É uma teoria. A fotografia tem que ser sempre posterior a 1955 por causa da pega com o escudo. Muito interessante esta espécie de "tunning" dos anos 50.

    ResponderEliminar
  2. Interessante , esta leitura musical do Zico e a referência ao "tuning" , cujo significado pode ser "afinação" , se aplicado à música .
    Mas ainda espero que Nelson Soromenho , à beira de completar 80 anos , me dê o prazer de esclarecer o "mistério" , um dia destes .

    ResponderEliminar