Ainda hoje existem muitos coleccionadores desejosos de adquirir um COA para os seus carros , nomeadamente Porsche 356 , na convicção que esse documento valoriza o investimento realizado , concedendo-lhe um atestado de "garantia" no que concerne à respectiva autenticidade . Originalmente , durante os anos 50 e 60 , o "Kardex" desempenhava essa função e acompanhava cada 356 fabricado , descrevendo nº de chassis , motor , transmissão , etc , e era usado essencialmente para efeitos de garantia de fabrico .
Kardex : The original purpose of this card was to be a warranty record for work
performed on the car at the factory. It was not the "build sheet", but has
ended up being the only useful and accessible document relating to the
individual 356."
Mais tarde , os Kardex foram descontinuados e foi o 356 Registry , dos Estados Unidos , que decidiu "criar" um novo documento , a que chamou COA , Certificate of Authenticity , que mais não é do que um "diploma" para encaixilhar e que pouco ou nada valoriza os carros "certificados" . Segundo consegui apurar , nalguns casos o COA menciona apenas o modelo ( B Coupe , por exemplo ) do requerente , bastando que se paguem os $110 exigidos para esse fim .
Certificates of Authenticity are a creation of Porsche Cars of North America, Inc., the USA distributor for Porsche AG, Stuttgart. In the past you could write a letter to Porsche in Germany, and they would send you a "copy" of the Kardex. This became very popular with 356'ers who were eager to document their cars and learn what they were like when they left the assembly line. At some point, this practice came to a halt
Em Janeiro deste ano tentei obter um COA para o meu carro , mas fui informado que o 356 Registry já não os concedia , principalmente para carros europeus , ao contrário do que acontecia até então . Mas agora coloca-se a questão : será que um COA vale o dinheiro e o incómodo ?
So is the Certificate of Authenticity worth the trouble and the money? An open question. For some seeking to document their cars, this may be the only way to do so, errors and all, on the theory that something is better than nothing. For others it's a waste of money! Who needs it?
Kardex : The original purpose of this card was to be a warranty record for work
performed on the car at the factory. It was not the "build sheet", but has
ended up being the only useful and accessible document relating to the
individual 356."
Mais tarde , os Kardex foram descontinuados e foi o 356 Registry , dos Estados Unidos , que decidiu "criar" um novo documento , a que chamou COA , Certificate of Authenticity , que mais não é do que um "diploma" para encaixilhar e que pouco ou nada valoriza os carros "certificados" . Segundo consegui apurar , nalguns casos o COA menciona apenas o modelo ( B Coupe , por exemplo ) do requerente , bastando que se paguem os $110 exigidos para esse fim .
Certificates of Authenticity are a creation of Porsche Cars of North America, Inc., the USA distributor for Porsche AG, Stuttgart. In the past you could write a letter to Porsche in Germany, and they would send you a "copy" of the Kardex. This became very popular with 356'ers who were eager to document their cars and learn what they were like when they left the assembly line. At some point, this practice came to a halt
Em Janeiro deste ano tentei obter um COA para o meu carro , mas fui informado que o 356 Registry já não os concedia , principalmente para carros europeus , ao contrário do que acontecia até então . Mas agora coloca-se a questão : será que um COA vale o dinheiro e o incómodo ?
So is the Certificate of Authenticity worth the trouble and the money? An open question. For some seeking to document their cars, this may be the only way to do so, errors and all, on the theory that something is better than nothing. For others it's a waste of money! Who needs it?
Mais informações em http://derwhites356literature.com/KardexvCertificateofAuthenticity.html
Sem comentários:
Enviar um comentário