Porsche 550 SPYDER - Uma outra história de sucesso

Aditivos para Gasolina . Sim ou Não ?

Tendo os Porsche 356 sido concebidos nos tempos das gasolinas com chumbo , frequentemente se levantam dúvidas sobre as vantagens ( ou necessidade ) de juntar aditivos comerciais à gasolina actual que , como é sabido , já não inclui chumbo na sua composição . Pessoalmente , nunca usei qualquer aditivo no tanque de combustível do meu 356 B e , até agora , não tenho qualquer razão para mudar de ideias . Leiam o que escreve Steve Douglas , na Technical Information do 356 Registry .
"O chumbo serve para evitar o desgaste dos assentos das válvulas , mas apenas nos motores que não venham já , de origem , preparados para evitar esse fenómeno . Os 356 têm cabeças de alumínio e assentos de válvulas em aço que são , por definição , "duros" ( ... ) Não creio que os 356 necessitem de gasolina com chumbo ou qualquer aditivo , basta que se utilize gasolina de boa qualidade e I.O. ( octanas ) elevado , válvulas regularmente afinadas , mistura ligeiramente rica e um "avanço" ( distribuição ) bem afinado . Apenas alguns dos mais antigos modelos pre-A poderão ser excepção a esta regra ."
Fica ao critério dos leitores o "tratamento" a dar aos seus estimados carrinhos mas tudo leva a crer que os aditivos não sejam mais que "placebos" , quando utilizados nos motores dos Porsche 356 , particularmente os da série A e subsequentes .
Agradeço qualquer contibuição que os leitores mais informados sobre estes assuntos possam fornecer .

2 comentários:

  1. Concordo em completo com esse Steve Douglas. No caso de usar Redex substituinte de chumbo (embalagens vermelhas), a mistela tende a tornar-se gelatinosa com tempo frio, misturando-se mal com a gasolina, agarrando resíduos e entupindo carburadores. Gasolina 98 e boa afinação periódica, e é quanto baste para muitos e bons km's.

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  2. É importante tb as guias das válvulas serem próprias para gasolina sem chumbo, uma vez que este serve de lubrificante. As originais, que poucos devem ter ainda instaladas provocam um desgaste mais rápido às hastes das válvulas sem a utilização do chumbo. O chumbo tb era usado como um anti-detonante (ou seja para aumentar o indice de octanas)o que permitia razões de compressão mais elevadas e consequentemente motores mais eficientes. Hoje felizmente não é preciso chumbo para ter gasolinas com I.O. elevados. O meio ambiente agradece. Já basta os outros poluentes!


    MM.

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