Porsche 550 SPYDER - Uma outra história de sucesso

The Sky is Blue

Este será , em minha opinião , o mais bonito 356 existente em Portugal . Trata-se de um "Speedster" de 1955 , colorido de um azul-cinza quase irreal e dotado de linhas fluidas e harmoniosas , que continuam extraordináriamente atraentes apesar de mais de 50 anos se terem passado desde que foi concebido . A capota só deve ser usada em circunstâncias climatéricas extremas , pois destrói o equlíbrio estético do conceito , isto para não falar na sua eficácia , mais do que discutível .
O carro é muito fácil de conduzir , apesar da suspensão algo "rija" e da caixa de velocidades pouco precisa , por comparação com os modelos seguintes . O motor é ágil e disponível , usando e abusando da pouca potência debitada pelo pequeno boxer de 1500 cc . Em matéria de instrumentação , o "Speedster" apenas oferece o estrictamente necessário : conta rotações e pouco mais . Um verdadeiro "puro sangue" de corrida , não recomendável a pessoas de coluna vertebral frágil .
Agradeço ao seu feliz proprietário , João Melo , ter-me proporcionado este delicioso test-drive pelas estradas da Serra de Sintra . E , quem sabe , talvez um dia possamos inscrever o Porsche "azul-côr-do-céu" nas Mille Miglia .
Vontade não falta .

10 comentários:

  1. É de facto lindíssima a cor. Ou eu me engano ou este é o segundo azul utilizado pela Porsche em 1950 com o código 509 (azul Adria) e aparece depois do metalizado e antes do azul Azur. Terá sido este azul que veio a influenciar dois dos mais bonitos azuis do 911. O Glasurblau (cód. 326) e o famosíssimo Azul Gulf (Cód. 328). Será que o distinto proprietário pode confirmar?

    ResponderEliminar
  2. Segundo o "356 Restorers Guide to Authenticity" trata-se do "Speedster Sky Blue" , código 602 da Reutter .

    ResponderEliminar
  3. Confesso que no meu deslumbramento não atingi o seu trocadilho, hehehe.
    Eu posso estar atraiçoado pela fotografia do carro, mas a ideia que eu tenho é que o Sky Blue é metalizado (como bem refere, acizentado - e este não parece. Este parece bastante mais claro, mas pode ser ilusão cromática. De qualquer forma acho que o código 602 não é o do Speedster Sky Blue, mas sim o do «Speedster Blue». É que, o «Sky Blue» só aparece em meados dos anos 60 e já tem código de quatro dígitos da Porsche (e já não Reutter). Consegue confirmar nessa Bíblia que referiu?

    ResponderEliminar
  4. Em 55 o código da cor era o Reutter 602 e chamaram de speedster blue (ver http://www.willhoitautorestoration.com/PaintChart.htm). A partir de 64 o código passou para Porsche nr.6403 e então com o nome de skyblue mas com a mesma formula química ou seja nomes diferentes para a mesma cor. A fotografia engana um pouco por estar à sombra, aparece num tom de azul bem mais escuro do que na realidade é.

    Um abraço,

    MM.

    ResponderEliminar
  5. Obrigado pelo esclarecimento MM. As cores (602 e 6403) são de facto exactamente iguais a olho nú e as diferenças são imperceptíveis. Mas a primeira é lacada e a segunda esmaltada (se é assim que se diz).
    Vou fazer uma experiência e já digo...:)

    ResponderEliminar
  6. Por mera curiosidade procurei comparar as fórmulas dos dois (602 e 6403). Foi mesmo só por curiosidade mórbida porque reconheço que elas são iguais à vista humana. A fórmula do 6403 encontrei. A da Reutter não. Por isso recorri a um truque com o velhinho Photoshop. Os dois azuis quase que coincidem na paleta. Quase...hehehe. Peço desculpa por este incómodo todo. Se houver alguém também curioso, coloquei aqui o pequeno teste:
    http://i44.servimg.com/u/f44/11/64/51/89/sky10.jpg

    ResponderEliminar
  7. Confesso que fiquei surpreendido com a demonstração de cores e não consigo perceber como é que passou da formula dada pela Glasurit para as cores photoshop.

    Um abraço,

    MM.

    ResponderEliminar
  8. Fico encantado com a erudição dos meus leitores , pelo menos nestas matérias . Difícilmente alguém mais conseguirá tanta aproximação ao detalhe . Detalhe ?
    Esta côr é fantástica . Quando vi o carro pela primeira vez , num dia cinzento , confesso que não fiquei entusiasmado , pareceu-me "azul bébé" . Mas quando vista à luz brilhante do Sol , a côr parece que "explode" e fica , de facto , lindíssima .

    ResponderEliminar
  9. Fico bem mais descansado por saber que existem outras pessoas a passear pelas fórmulas da Glasurit. É daquelas coisas que até se tem um bocado de pudor em contar (risos).
    A passagem para o Photoshop não apresenta grande rigor, foi mais para tentar perceber se ele as conseguia distinguir. Mas como diz e muito bem o J. Guedes a cor é fantástica!.. e o resto é conversa!

    ResponderEliminar
  10. Meus senhores, isto é fabuloso.

    MGRaposo

    ResponderEliminar