Porsche 550 SPYDER - Uma outra história de sucesso

Um Pouco de História ( parte 1)

"Depois vêem os automóveis e é absolutamente incrível o que a Porsche está a fazer ao Type 64. Para a Porsche AG (ou agora, SE) não restam quaisquer dúvidas sobre qual foi o 1.º carro que levou o nome "Porsche" escrito. Não o emblema/escudo que esse só apareceu em 1952. Referiro-me ao que é considerado o 1.º Porsche, o que pela primeira vez teve o nome Porsche nele inscrito. Para a Porsche AG, esta matéria é considerada indiscutível e indesmentível. É assunto arrumado. É assunto tabu. O 1.º Porsche é o 356 Roadster - chassis-No. 356-001 com o motor No. 356-2-034969, carro construído ainda em Gmünd, na Austria. É o célebre «Porsche n.º1» também conhecido como o «K45-286» que era a sua matrícula. Este carro era um protótipo aberto mas quando foi apresentado na Suiça em 1949, torceram-lhe logo o nariz por se tratar de um descapotável. Ferdinand Porsche desistiu logo de o continuar a produzir naquela versão, dado que lhe encomendaram 5 automóveis para serem para lá enviados. O 1.º Porsche foi também nessa altura comprado por 7.000 francos suissos por Rupprecht von Senger que o vendeu logo a seguir por 7.500. O carro n.º 1 foi muitos anos depois recomprado pela fábrica e desde há vários anos que se encontra exposto no museu em Zuffenhauzen. Até aqui não há polémica nenhuma. Se consultarmos o site da Porsche na internet, verificamos que realmente não restam quaisquer dúvidas que este é efectivamente o primeiro Porsche, o 1.º carro a levar a inscrição «Porsche».O Porsche n.º 1 é considerado pela Porsche como o Porsche original mais antigo do mundo. O segundo Porsche mais antigo que actualmente ainda existe em condições imaculadas é o 356/2-040, construído em 1949 e que deixou de ter alguns componentes em magnésio, passando a ser integralmente em alumínio, sendo também o primeiro Porsche a possuir travões hidráulicos. Este carro n.º 2 foi oferecido à filha do Ferdinand Porsche, Louise Piech que o vendeu em 1953 a Otto Mathe (o piloto maneta e grande amigo do seu irmão Ferry). Um ano após a morte de Mathe, em 1996 este carro foi vendido a um também austriaco Porschista fanático, Franz Rathkolb que, por sua vez, o vendeu em 2003 um outro Porschista ainda mais fanático: o nosso conhecido humorista JERRY SEINFELD.O automóvel que veio trazer um grande transtorno (digo eu) à Porsche, foi o chamado Type 64 criado cerca de 10 anos antes do 356/1, mais concretamente em 1938. Segundo as minhas contas (não são dados oficiais, mas sim da minha cabeça) o Type 64 foi o centésimo décimo veículo concebido por F. Porsche.O Type 64 como ficou conhecido, ou numa denominação mais extensa: 985 L Type 64K 10 Kdf Sports Car, foi criado com a intenção de competir na célebre corrida Berlim-Roma que veio a ficar comprometida pela guerra e desenvolvido a partir do célebre Type 60 rejeitado pela VW, foi construído pelo então Escritório de Design de Ferdinand Porsche que foi instigado a fazê-lo por Adolf Huhnlein, que era um nazi, lider da NSKK. Naquela altura qualquer piloto de automóveis era obrigado a estar inscrito na NSKK. Foi deste a ideia de cobrir os pódios dos grandes prémios com bandeiras nazis. Um dos mais famosos pilotos de corridas que foi obrigado pelo Huhnlein a correr, foi Bernd Rosemeyer nas flechas de prata da Auto Union. Para tanto, Ferdinand Porsche criou três exemplares deste "streamliner", sendo que um deles foi usado durante vários anos, por ele, e pelo seu filho Ferry, como sendo o seu carro pessoal, isto apesar de apenas terem sido registados em 26 de Abril de 1946. Este Type 64 usado pela família Porsche era o terceiro construído e tinha a matrícula «IIIA 0703»."
Colaboração de José Camiña.

Sem comentários:

Enviar um comentário