Porsche 550 SPYDER - Uma outra história de sucesso

Carro Funerário

Embora a chapa de matrícula possa permitir alguma confusão , o pesado ambiente fúnebre que a fotografia documenta não tem a ver com Portugal . Trata-se do funeral do piloto Carel Godin de Beaufort , um aristocrata holandês que encontrou a morte numa das 174 curvas do antigo circuito de Nurburgring ,enquanto testava um Porsche 718 de fórmula 1 .
O Conde De Beaufort foi um dos últimos "gentlemen drivers" a participar em corridas de Grande Prémio , tendo montado a sua própria escuderia e toda uma estrutura privada que lhe permitia bater-se honradamente contra as equipas de fábrica . E gostava particularmente de Porsches , apenas tendo utilizado por duas vezes veículos de outra marca , em toda a sua carreira de piloto de competição .
Naturalmente , teria que ser um Porsche 356 a transportá-lo para a sua última morada , acompanhado por um grupo de amigos onde se destaca o campeoníssimo Graham Hill , em primeiro plano .
Sobra a chapa de matrícula deste carro , devo lembrar que , durante muitos anos , Portugal e Holanda adoptaram esquemas semelhantes na combinação de números e letras e que a confusão só terminou quando entraram em vigor as novas regras impostas pela União Europeia .

1 comentário:

  1. O modo mais simples para distinguir a diferença entre uma chapa "preta" portuguesa e uma holandesa, é observar atentamente a espessura dos caracteres: as matrículas holandesas antigas usam letras e números de corpo e traço mais fino.

    Note-se que também os símbolos de nacionalidade se prestavam a alguma confusão: muitas vezes o "P" de Portugal era confundido com o "PL" de polónia. E o "PT" da internet só veio baralhar ainda mais...

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