Porsche 550 SPYDER - Uma outra história de sucesso

Paragens Prolongadas

Embora possa parecer , este não é ( felizmente ) o meu carro . Mas isto é o que pode acontecer se deixarmos o nosso "brinquedo" favorito , durante algumas semanas , debaixo de uma árvore frondosa e ... cheia de pombos !
Mas as paragens nunca são benéficas , como acabei de comprovar . Tendo decidido ausentar-me por alguns dias , resolvi dar uma lavagem ( há muito merecida ) ao meu 356 , e de seguida estacionei-o na garagem , fechado , travado e ainda húmido . Quando regressei e as saudades eram mais do que muitas , "mergulhei" no habitáculo , dei à ignição , o motor "acordou" , engrenei a primeira e ... nada , o carro não se mexeu !
Seguiram-se várias tentativas , espreitei por baixo do chassis para ver se alguém tinha deixado um tijolo esquecido , mas não , não havia qualquer impedimento visível . Só que o velho Porsche continuava teimosamente imóvel e "colado" ao piso da garagem , resistindo estóicamente aos 90 cavalos do motor que ruidosamente tentavam quebrar o enguiço .
Nada . Percebi , então , que uma das rodas da frente estava bloqueada pelo respectivo travão , que impedia qualquer movimento . De imediato parti para a Internet , à procura de soluções para tão bizarro acontecimento , mas o que vi no 356 Registry e noutros sites , deixou-me ainda mais preocupado , pois defendia-se o recurso a ar comprimido , maçaricos e diversas gorduras para conseguir o desbloqueamento do travão . Uma enorme "mão de obra" em perspectiva , era o que me esperava .
Foi então que resolvi levantar o carro e remover a roda , para ver o que havia por detrás da jante , algum sinal que explicasse o fenómeno . Foi então que se deu o "milagre" : ao desapertar os parafusos , a roda cedeu e o travão desbloqueou , para grande alegria e alívio deste vosso escriba .
Aqui fica , portanto , a sugestão . Em caso de bloqueio do travão de tambor de qualquer das rodas , poderá ser útil levantar o carro e actuar sobre os parafusos da jante em causa . Coincidência ou não , desta vez resultou . A alternativa será sempre muito mais penosa .
PS - E também não é boa ideia guardar o carro imediatamente a seguir a uma lavagem .

1 comentário:

  1. Pode ser sinal que o bombito não dá o retorno desejado, e precisa ser verificado. Verificar também se há fugas de liquido dos travões, escorrido no flanco dos pneus, por dentro, após paragem prolongada. Depois de andar cerca de 20 km, aproximar as mãos aos 4 tampões de roda, para verificar se algum aquece em demasia, o que pode indicar prendimentos desacertados dos bombitos e calços.
    Boa sorte!

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