Porsche 550 SPYDER - Uma outra história de sucesso

A Relíquia

Tranquilizem-se os espíritos mais sensíveis . Não iremos aqui tratar do romance homónimo de Eça de Queiroz , embora tal assunto tivesse sucesso garantido perante os leitores , se fosse abordado neste espaço . Mas não . A relíquia a que me refiro dá pelo nome de Porsche pre-A e foi ontem apresentada , no Circuito da Boavista , aos membros do forum Lehren Kraus Cafe e aos milhares de espectadores que assistiram à passagem e à exposição estática de quinze carros da marca de Stuttgart , representando várias gerações de Porsches .
Resultado de quase duas décadas de trabalho e paciente pesquisa , o carro que agora ressurgiu não era mais do que um pedaço de sucata quando António Bartosch o descobriu , algures no Portugal profundo , abandonado e esquecido . Trazido para a sua garagem privada , foi depois dado início ao longo período de restauro , dificultado pelo facto de não existirem no mercado peças de substituição para este modelo , o que fez com que algumas delas tivessem que ser manufacturadas a partir de fotografias e desenhos da época . Como , por exemplo , as extraordinárias lâminas em madeira que adornam e protegem as janelas de condutor e passageiro .
Durante anos , as peças deste imenso puzzle foram sendo acumuladas em casa dos novos proprietários , e eram tantas e tão diversas que até a capota de lona acabou "arquivada" durante meses debaixo da cama do casal !... Mas valeu a pena o esforço . Foi unânime o apreço e a admiração pelo resultado final , pelo que Luísa e António Bartosch são dignos do nosso reconhecimento por terem sabido recuperar este pequeno pedaço da nossa Cultura e da nossa memória colectiva . Bem hajam , portanto .
Mas parece que há mais a caminho ...

2 comentários:

  1. Subscrevo. E acrescento uma especial palavra de agradecimento para o autor deste "bastião dos 356", porque foi ele o grande responsável pela presença do pré-A na Boavista. Não podia ter tido melhor padrinho.

    ResponderEliminar
  2. Obrigado , Zico , pelas estimulantes palavras . Vindas de quem vêm , "aconchegam" o ego e dão motivação para fazer mais e melhor .

    ResponderEliminar