Embora a maior parte dos portugueses desconheça este nome, Lordelo do Ouro, a verdade é que se trata de uma freguesia onde em 1966 se disputou o XI Circuito do Porto, num traçado urbano difícil mas entusiasmante.
A imagem de Carlos Gilbert documenta o momento da partida em que se vê Carlos Santos (Jaguar E) à frente dos outros participantes. O Lotus Elan de Manuel Nogueira Pinto já tinha "desaparecido", porque se antecipou à bandeirada e viria a ser penalizado por isso. Pedro Torres Fernandes, em carro idêntico (nº35) seria o vencedor. No meio de tudo aquilo está João Paulo Sottomayor e o seu Porsche 356 já cansado e "fora de moda". Mesmo assim conseguiu um lugar a meio da grelha de partida e um respeitável 6º lugar à chegada.
Segundo a imprensa da época, o piso do circuito era tão mau que António Peixinho e Aquiles de Brito se recusaram a participar com os respectivos Ferraris.
Nota - o carro de Torres Fernandes não era "idêntico" ao de Nogueira Pinto, como muito bem observa o leitor Luis no seu comentário. De facto tratava-se de um 26R, versão bem mais competitiva que o Elan "tuned by Palma" de "Mané".
Nota - o carro de Torres Fernandes não era "idêntico" ao de Nogueira Pinto, como muito bem observa o leitor Luis no seu comentário. De facto tratava-se de um 26R, versão bem mais competitiva que o Elan "tuned by Palma" de "Mané".
ResponderEliminarO carro idêntico ao do Carlos Santos não era tão idêntico como isso.
Em boa verdade, era um Lotus Elan
que Manuel Nogueira Pinto, conduzia.
O nosso comandante anda com a cabeça no ar.
"Noblesse oblige".
APF
Aqui houve um claro erro de sintaxe (concordância). O "idêntico" estava fora do lugar.
ResponderEliminarMas eu sei que posso contar sempre com a piedosa atenção dos meus leitores mais assíduos, que me honram com a sua preciosa colaboração.
Muito obrigado por mais esta. E por muitas outras que ainda hão-de vir.
ZG
O Lotus de N Pinto ,nao tinha o nivel
ResponderEliminarde preparaçao do 26R do P Fernandes ,
tinha uma preparaçao made in Palma ,
mas nada mais que isso
O Carlos Santos nao se deu bem com o
traçado e o piso ,quer no Cortina GT
quer no E Type ,levando 3 voltas do
26R ,e o pobre do 1600SC que era
normalissimo e o piloto pouco rodado
nestas andanças.
Luis
O Lotus 26R de Torres Fernandes era de Fábrica e trazia um competitivo motor fórmula 2 da BRM. Estive sentado ao volante na dia em que chegou a Portugal
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