Porsche 550 SPYDER - Uma outra história de sucesso

Crónica de um Renascimento

Pois bem. Esta viatura de matrícula EI-65-54 era um dos dois 356 pertencentes a Alberto Taveira Figueiredo Leitão, residente actualmente no Marco de Canavezes, que, com os seus cerca de 70 anos continua a ser um amante da Porche, tendo adquirido há cerca de 5 anos um belo 911… Este senhor tinha assim duas unidades do modelo 356, um coupé e outro cabrio. Este último, soube que esteve bastantes anos junto a um talude e que num inverno mais rigoroso, terá caído sobre o 356. Assim esteve mais alguns anos, meio enterrado, até que nasceu uma árvore dentro do carro… Soube que o compraram e com a ajuda de uma retroescavadora lá levaram aquela preciosidade… Não sei o paradeiro deste carro mas vou tentar descobri-lo . O outro, versão coupé e em melhor estado, tive conhecimento através do Sr. Carneiro (homem excepcional que me ajudou em todo o processo de forma desinteressada), em tempos encarregado geral de uma estação de serviço de Vila Meã propriedade do Sr. Taveira e agora encerrada. Nessa mesma garagem da estação de serviço, o carro que servia de escada para os funcionários guardarem pneus numa estante, aguardava restauro há vários anos. Mas, os anos vão passando e quando fui ter com o proprietário encontrei duas situações que me foram favoráveis: o entusiasmo para o restauro já era pouco e tinha acabado de vender o prédio onde tinha a garagem com o carro, ou seja, tinha de tirar o carro até ao final do mês daquela garagem para outro lado. Apesar de saber agora que o carro já estava referenciado há muito tempo por alguns coleccionadores e entusiastas dos clássicos, sendo dado como inegociável pelo proprietário, o negócio fez-se em poucos minutos em virtude das condicionantes atrás referidas. A história ainda estava a começar… Após o negócio sinalizado, pedi para deixar lá o carro apenas 4 ou 5 dias para eu preparar um local para o guardar tendo esse pedido sido aceite de pronto. Disse-me nesta data o proprietário que o motor e mais algumas peças estavam numa casa de sua propriedade já abandonada e que poderia ir lá busca-las quando entendesse. Como as notícias correm depressa, passado 2 dias, ligou-me o amigo Carneiro que serviu de intermediário de forma desinteressada e a quem agradeço, para ir buscar o carro com a maior brevidade, pois tinham lá aparecido umas pessoas que já tinham manifestado em tempos interesse do carro e que agora queriam que o proprietário desse sem efeito o negócio comigo e que pagariam cerca do dobro do valor acordado… Felizmente estava a lidar com pessoas sérias. Depois de ter o carro já na minha posse, acertei tratar da “ papelada “ dias depois.




Nessa altura deparamo-nos com um problema: o carro estava sem matrícula, o proprietário não sabia dos documentos apesar de afirmar que os tinha, não tinha fotografias, ninguém se lembrava da matrícula completa, apenas sabiam que começava por EI-, enfim, mais um problema. Tentei na DGV e no Registo automóvel obter a matricula com o nome do proprietário ou o nº de chassis mas o caso estava a revelar-se complicado ou mesmo impossível de resolver.
Contactei nesta data o proprietário a dar-lhe conta das dificuldades, pois a “ papelada “ ainda estava assim por tratar. Nesta fase, e em conversa com o Sr. Carneiro, este diz-me que na tal casa abandonada onde havia algumas peças, poderia ser que se encontrasse a chapa de matricula, pois lembrava-se de ter arrumado várias peças para essa casa nos tempos em que trabalhava para o Sr. Taveira. Seria obra, pois estaria assim o caso resolvido com o pedido de uma segunda via dos documentos… Num sábado de manhã, lá estava na tal casa abandonada e o cenário era um bocado assustador, peças sobre peças enferrujadas, mas o Sr. Carneiro lá foi indicando o que poderia ser ou não do carro e após algum tempos lá surgiu a tal placa com as letras EI, só que desta vez tinham também -65-54. Problema resolvido e negócio finalmente ultimado. Juntamente com a placa de matrícula, trouxe também os dois motores dos 356 do Sr. Taveira, um 60 e um S90, ambos incompletos, a capota do cabrio, para choques, escudetes, e mais algumas peças de interesse.
Agora, com este puzzle desmontado, vai começar o jogo…

Hugo Cardoso ( texto e fotos )

E "isto" aqui são as entranhas de um 356 ...

4 comentários:

  1. Belissima aventura! E com detalhes detectivescos à mistura. E com a sorte e boa vontade a ajudar.

    Senti especial empatia pelo assunto, visto, por mera coincidência, o meu karmann-ghia ser o EI-66-75, muito próximo, de Fev/1963.

    Votos de bom restauro (embora se adivinhe longo...).

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  2. E muitas dores de cabeça! De qualquer modo cá estamos para ajudar em tudo o que for preciso, bibliografia, manuais técnicos, conselhos, etc....Do meu lado e se gostar do 356 "hot road" talk to me, :).

    MM.

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  3. Suspeito que conheço bem este "MM" , especialista em "vitaminar" motores de Porsche 356 .
    Aqui está alguém que pode ajudar muito num projecto deste tipo e cujos serviços ( totalmente desinteressados ) irei propor ao Hugo , quando chegar o momento de começar a juntar as peças .

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  4. Um grande carro em excelentes mãos!
    Espero dar uma voltinha nele quando estiver pronto!

    Abraço!

    Marco Carneiro.

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