Fonte : Revista ACP
Vila do Conde , 1963
Caramulo Motorfestival 2008

Crónica de um Renascimento
Nessa altura deparamo-nos com um problema: o carro estava sem matrícula, o proprietário não sabia dos documentos apesar de afirmar que os tinha, não tinha fotografias, ninguém se lembrava da matrícula completa, apenas sabiam que começava por EI-, enfim, mais um problema. Tentei na DGV e no Registo automóvel obter a matricula com o nome do proprietário ou o nº de chassis mas o caso estava a revelar-se complicado ou mesmo impossível de resolver.
Contactei nesta data o proprietário a dar-lhe conta das dificuldades, pois a “ papelada “ ainda estava assim por tratar. Nesta fase, e em conversa com o Sr. Carneiro, este diz-me que na tal casa abandonada onde havia algumas peças, poderia ser que se encontrasse a chapa de matricula, pois lembrava-se de ter arrumado várias peças para essa casa nos tempos em que trabalhava para o Sr. Taveira. Seria obra, pois estaria assim o caso resolvido com o pedido de uma segunda via dos documentos… Num sábado de manhã, lá estava na tal casa abandonada e o cenário era um bocado assustador, peças sobre peças enferrujadas, mas o Sr. Carneiro lá foi indicando o que poderia ser ou não do carro e após algum tempos lá surgiu a tal placa com as letras EI, só que desta vez tinham também -65-54. Problema resolvido e negócio finalmente ultimado. Juntamente com a placa de matrícula, trouxe também os dois motores dos 356 do Sr. Taveira, um 60 e um S90, ambos incompletos, a capota do cabrio, para choques, escudetes, e mais algumas peças de interesse.
Agora, com este puzzle desmontado, vai começar o jogo…
Hugo Cardoso ( texto e fotos )
Porsche 356 B Carrera 2000 GS/GT

Os Trabalhos do Hugo
Monsanto , 1959
Mistério resolvido . Segundo o leitor Sousa Vítor , cuja colaboração muito agradeço , trata-se do Porsche 356 A 1600 Super , de José Valentim dos Santos , matrícula DL-23-89 . E , segundo a mesma fonte , o Porsche 550 RS Spyder mesmo em frente é tripulado por Cipriano Flores . Este seria o chassis 038 , matrícula CB-22-21 .
Sobre o Cooper Bobtail e o Ferrai 166 , diz o mesmo leitor : " O Cooper foi importado por Luis Stau Monteiro , mas quem o libertou da alfandega e sempre o guiou foi Carlos Faustino .O Ferrari 166mm é o carro ex Vasco Sameiro ,hoje propriedade do casal Myson -Styron e é regularmente usado em competiçoes historicas "
O Cooper Bobtail, com o seu motor Conventry Climax e caixa de Citroen 11(vulgo arrastadeira), depois de algumas corridas nas mãos de Carlos Faustino e talvez algum outro piloto, foi descansar na posse do Eng. João Azevedo da Ford Lusitana, que levou o carro para a sua herdade no Alentejo onde, durante a reforma agrária sofreu algumas sevícias por parte da populaça, o que, juntamento com a erosão do clima e do tempo, o levou a procurar restauro nas oficinas da Motortejo (concessioário Ford em Almada)nos anos 95/96?Aí foi constatado ser tarefa impossível de realizar, pelo que o Cooper foi vendido (1996/7?) para Inglaterra onde foi devidamente reconstruído e já veio correr ao Circuito da Boavista no Porto.
Duarte Pinto Coelho
Finalmente !

* Era a brincar , claro .
Uma Questão de Estilo


Corridas de Vila do Conde 1968
Breve passagem do Porsche 356 de João Paulo Sottomayor na curva do castelo , em Vila do Conde .
Agradecimentos a Carlos Gilbert