Romão Fragoso não terá feito uma longa e particularmente bem sucedida carreira no desporto automóvel português mas deixou seguramente a sua marca. Ei-lo aqui no seu Porsche 356 pre-A, acompanhado por Romão Fragoso, durante a prova complementar de arranque disputada nas imediações do Porto e que estava incluída no Rallye Ibérico de 1956, prova que foi ganha por Manuel Nunes dos Santos, em Alfa Romeo.
Disputado entre os dias 1 e 4 de Novembro de 1956, o I Rallye Ibérico contou com 80 concorrentes à partida, que se encontraram em Madrid depois de terem saído de Lisboa, Porto, Sevilla e San Sebastian. Seguia-se um percurso comum até ao Estoril, durante o qual foram disputadas várias complementares que viriam a decidir a classificação. Fernando Stock / Manuel Palma, em Mercedes 300 SL, seriam os grandes vencedores. Seguiram-se Javier Sangas (Alfa Romeo), Abreu Valente (Porsche 356), Esteban Sala (Fiat), Gerardo Andrés (Mercedes Benz), Paul Strahle (Porsche 356 1300), Carlos Faustino (Panhard), Francisco Pereira (Lancia), Carlos Mach (Mercedes Benz) e João Azevedo (Triumph).
Romão Fragoso / Henrique Rosado terminaram na 37ª posição.
Romão Fragoso / Henrique Rosado terminaram na 37ª posição.
O Rali Ibérico em 1956, foi uma das
ResponderEliminarpoucas provas de automobilismo neste
ano , a causa desconheço.
Foi um rali muito disputado em que
nas complementares existiram por
vezes ,diferenças de 9 décimos nos 10
primeiros .
Os vencedores das complementares :
1 Madrid Walter Shock (300SL)
2 Madrid Gerardo Andres (300SL)
3 Porto Pablo Menzel (Pegaso)
4 Lisboa Fernando Stock (300SL)
5 Estoril Fernando Stock(300SL)
Ao que se falou na época ,M Palma
foi arma mestre na regularidade que
deu a vitoria a Stock ,até à quarta
prova os acontecimentos , tiveram
como protagonistas J de Castro no
356 Carrera eo Pegaso de P Menzel.
Luis