Acidente sofrido pela equipa Junqueira Pinto / Nuno Vilarinho, durante o reconhecimento de um rali (Luis Sousa).
Trata-se de um Porsche 356 A Coupe registado em Portugal no ano de 1957. Qualquer informação sobre este invulgar acidente e seus intervenientes será muito apreciada.
A foto pertence à colecção de José Francisco Correia, a quem muito agradeço.
Trata-se de um Porsche 356 A Coupe registado em Portugal no ano de 1957. Qualquer informação sobre este invulgar acidente e seus intervenientes será muito apreciada.
A foto pertence à colecção de José Francisco Correia, a quem muito agradeço.
Trata-se, na verdade, do acidente referido pelo Luís. Deu-se logo á saída das Caldas da Raínha, na entrada recta da Tornada. O camião terá estacionado durante a noite naquele local e de manhã não conseguiu pôr o motor a funcionar. Pessoas locais empurraram-no para um pequeno caminho do lado direito da estrada, de modo a poderem empurrá-lo para a Nacional, na tentativa de que ele pegasse.
A equipa Junqueiro Pinto-Nuno Vilarinho e um outro Amigo que os acompanhava madrugaram, saindo de Lisboa ainda de noite para virem ao Norte treinar a Volta a Portugal. Pararam, para descansar uns minutos, á entrada das Caldas, junto á PVT. Cerca das sete da manhã voltaram á estrada e logo depois da placa de saída das Caldas apercebem-se do camião a entrar lentamente na estrada. O condutor acelera para lhe passar pela frente, momento em que o camião ganha mais velocidade porque o motor acabara de funcionar e atravessa-se completamente na frente do 356. Uma tentativa de peão e a estrada molhada não ajudaram e as tristes consequências são conhecidas. Para cúmulo do azar, um guarda da PVT (talvez o que está na foto) pensou mandar parar o Porsche quando este se preparava para retomar a marcha, mas não o chegou a fazer.
A equipa Junqueiro Pinto-Nuno Vilarinho e um outro Amigo que os acompanhava madrugaram, saindo de Lisboa ainda de noite para virem ao Norte treinar a Volta a Portugal. Pararam, para descansar uns minutos, á entrada das Caldas, junto á PVT. Cerca das sete da manhã voltaram á estrada e logo depois da placa de saída das Caldas apercebem-se do camião a entrar lentamente na estrada. O condutor acelera para lhe passar pela frente, momento em que o camião ganha mais velocidade porque o motor acabara de funcionar e atravessa-se completamente na frente do 356. Uma tentativa de peão e a estrada molhada não ajudaram e as tristes consequências são conhecidas. Para cúmulo do azar, um guarda da PVT (talvez o que está na foto) pensou mandar parar o Porsche quando este se preparava para retomar a marcha, mas não o chegou a fazer.
Se o tem feito, tudo se teria evitado.
Angelo Pinto da Fonseca
Esta foto ,nao serà relativa a um
ResponderEliminaracidente ,durante um reconhecimento
de um rali ,que vitimou L Junqueiro
Pinto e debelitou N Vilarinho ?
Por a cor do carro ,o tipo de acidente ,a posiçao do farolim de
marcha atràs e a ausencia de tampoes
de roda ,parece me ser a foto deste
triste episodio.
Luis Sousa
Ainda na sequencia dos excelentes comentarios do Luis Sousa e do Angelo Pinto da Fonseca, acrescento so alguns detalhes:
ResponderEliminar- O Luis Manuel Junqueiro Pinto, que na altura tinha apenas 19 anos, era filho de Manuel dos Santos Pinto (tambem conhecido como "Pinto dos Lancias"), que para alem de piloto era ainda o dono do Stand Auto Pinto, na Praca de Londres em Lisboa.
- O tal terceiro amigo que acompanhava o infeliz Luis Junqueiro Pinto e Nuno Vilarinho nesta tragica manha era o Carlos Sabino Pereira.
Um abraco
Jose Correia
Só agora em 2017 me apercebi que esta fotografia do acidente do meu irmão (Luís Junqueiro Pinto) circulava na internet. Devo informar que esta fotografia foi tirada pelo Polícia de trânsito logo apos o acidente retratando portanto a situacao final.
ResponderEliminarMuito obrigado. A fotografia circula de facto à vários anos na internet mas só depois de publicada neste blogue foi possível conhecer alguns dos detalhes e , principalmente, as trágicas consequências do acidente. Se tiver mais informações / fotos que queira partilhar neste espaço agradeço que me contacte por email (jcg356@gmail.com)
ResponderEliminar