O debate tem tantos anos de existência como opiniões diferentes. Qual o óleo indicado para o motor do nosso bem amado "flat four" ou "flat six" já com algumas décadas de uso (e "abuso", nalguns casos)? Todos parecem ter opiniões seguras sobre a matéria, nomeadamente em relação aos lubrificantes que devem ou não ser utilizados, facto potenciado pela existência de dezenas de opções diferentes no mercado actual. Sintético, semi-sintético, mineral, etc, a oferta cobre todos os gostos e tipos de utilização. Acontece porém que os químicos (detergentes, em especial) utilizados na produção dos óleos actuais não se afiguram compatíveis com as tecnologias de há 60 anos ou mais, podendo causar um desgaste acelerado em vários componentes do motor com resultados eventualmente catastróficos. Portanto o melhor é jogar pelo seguro.
Foi a pensar nisso que a Porsche Classic desenvolveu o óleo de motor de que aqui hoje falamos. Embora produzido na actualidade tem características semelhantes aos produtos que existiam nas décadas de 50 e 60 em função dos quais os motores foram concebidos e desenvolvidos. A escolha é vossa, naturalmente, mas o caminho a seguir para evitar problemas no futuro parece razoavelmente óbvio.
Os óleos Porsche Classic (20W50, para Porsche 356) podem ser adquiridos em qualquer Centro Porsche.
Este post não pretende fazer publicidade seja ao que for. Trata-se apenas de uma sugestão de bom senso.
Também se encontra à venda com facilidade, o Castrol GTX (para os saudosistas) 15 / 50 mineral, a um preço muito (mais) interessante.
ResponderEliminarBom dia , na minha loja o Castrol GTX 15/50 mineral acabou,e segundo a Castrol não vai ser produzido mais.
ResponderEliminarCuidado , que na quase igual embagem vem agora o semi-sintetico,
que tem caracteristicas diferentes.
Continua no mercado o Castrol Classic , 20/50 , mineral.
Na semana passada encontrei um 20/50 mineral com marca Norauto na loja desta marca de Alcoitão.
Classificação API : SG
Embalagem : 5 litros
Hans
10/11/14
Olá Hans, encontras nos Pingo Doce (lojas grandes) o GTX 15w50 MINERAL. De certeza que não é feito em casa do Alexandre Soares dos Santos...
ResponderEliminar