Porsche 550 SPYDER - Uma outra história de sucesso

Um Pouco de História ( parte 2)

Dois deles foram destruídos durante a Segunda Grande Guerra, restando apenas um, o Type 64 n.º2, que foi vendido em 1949 ao seu amigo austríaco, o referido Otto Mathe, que o manteve impecável até morrer em 1995. O carro, actualmente, está registado em nome de Dr. Thomas Gruber, que julgo ser a mesma pessoa que escreveu uns livros sobre o 911 RS nos anos 70.
Este Type 64 n.2 também ficou conhecido pelo «T-2222», matrícula que, aliás, ainda hoje possui.A polémica estalou, no entanto, porque foram colocadas as letras "Porsche" no Type 64, em data não apurada, mas segundo a Porsche, terá sido o próprio Ferry a colocar as letras. O certo é que, na altura em que os carros foram produzidos não continham o nome Porsche. Disso estou certo. Até porque tenho muitas fotos dele, naquela altura. Mas quando começou a correr, logo muito cedo apareceram as letras colocadas.O único exemplar que escapou à devastação da guerra, foi exactamente aquele que tinha ficado nas mãos de Otto Mathe (ou mão, já que o homem, ao que parece, era maneta) que, entretanto, conseguiu obter vários sucessos desportivos com o carro na Austria (que escapou à Guerra) tendo chegado a ganhar a Taça Alpina, que na época era uma competição com algum relevo.Para Mathe, obviamente, interessava-lhe defender a teoria que o seu carro era o verdadeiro primeiro Porsche, até porque as letras P-o-r-s-c-h-e encontravam-se colocadas separadamente, uma a uma, como nos primeiros modelos, e não unidas por uma linha que agregava todas as letras como depois se começaram a dispor.Algumas revistas da Porsche começaram a querer defender que o verdadeiro primeiro Porsche não seria o 356/1 mas sim o Type 64 o que gerou um mau estar na empresa a ponto de ostracizarem Otto Mathe.Garantiram-me até (mas não posso confirmar a veracidade desta afirmação), que antes de morrer, Mathe pegou no carro e o levou a Zuffenhauzen para o oferecer à fábrica, mas o porteiro da entrada recebeu instruções para não o deixar entrar dizendo que Ferry Porsche não estava naquela altura e que ele não poderia ser recebido.Mathe nunca mais lá voltou. E o «mal amado» continua, assim, nas mãos de um particular. Toda esta situação gera um certo desconforto e as pouquíssimas pessoas que publicam qualquer coisa relativa a estes dois modelos acabam por se referir ao Type 64 como o protótipo do 356 e ao 356/1 como o "verdadeiro" primeiro Porsche, mas, pelo sim pelo não, metem as aspas, não vá o diabo tecê-las.
Por incrível que pareça, o Jerry Seinfeld colocou a matrícula do Type 64 no seu famosíssimo 356/2-40 o que, aqui para nós, é de um mau gosto atróz.


José Camiña

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