Mais um exemplo de publicidade institucional em voga na primeira metade da década de 60. A vitória de Fernando Basílio dos Santos no Campeonato Nacional é aproveitada para promover a marca e afirmar a qualidade do produto.
Colaboração de Ângelo Pinto da Fonseca.
Porsche 550 SPYDER - Uma outra história de sucesso
Clube 356 no Alentejo
Mais uma saída do Porsche Clube 356 Portugal, desta vez por terras do Alentejo. Uma bem nutrida (em todos os aspectos) caravana deixou Lisboa a meio da manhã e rumou a Montemor-o-Novo por via de algumas belas estradas municipais que só um "guia" como o Pedro Villas Boas (o organizador do Trans-Portugal, lembram-se?) conhece. O objectivo era visitar o castelo de Montemor e depois descer para o L´And Vineyards, empreendimento eno-turístico de luxo em cujo restaurante "estrelado" pelo Guia Michelin foi servido um delicioso almoço aos mais de trinta participantes.
Momento aproveitado também para a primeira apresentação pública da VW "pão-de-forma" da Garagem João Gomes que vai servir como veículo de assistência técnica durante o International Porsche 356 Meeting do Estoril.
O 356 Carrera 2000 GS/GT de Américo Nunes
Gilberto Correia, chefe de mecânicos da Guérin e figura lendária dos Porsche em Portugal, surge aqui junto do Porsche 356 B Carrera 2000 GS/GT que Américo Nunes utilizou nas épocas de 1965 e 66. Apenas dois exemplares desta versão ('dreikantshaber' ou 'triangular scraper') concebida por "Ferry" Porsche foram produzidos, mas isso não obstou a que o grande piloto português introduzisse algumas alterações na carroçaria, nomeadamente na parte posterior. A Gilberto Correia competia afinar o complexo motor Carrera que equipava este carro, uma notável obra prima de engenharia cuja manutenção só podia ser feita por técnicos altamente experientes e conhecedores.
Um Porsche 356 Carrera 2000 de 1962, em versão diferente do carro de Américo Nunes, está inscrito no Meeting Estoril 2014 para a equipa Pascal Powels / Daniel Thirion.
Fotografia - arquivo da família de Gilberto Correia
Mais Um Bom Livro
Mais um excelente livro sobre a Porsche e alguns dos modelos que mais contribuíram para a afirmação da marca a nível global. Foi encontrado por um bom amigo numa loja da Quinta do Lago, Algarve, mas pode ser adquirido no site da Amazon.com.
Editado por Frank M. Orel e Elmar Brummer para a chancela teNeues, "Porsche Icons" apresenta noventa fotografias de grande qualidade, a maior parte delas a cores e algumas inéditas ou pouco divulgadas. Um "must have" para os verdadeiros entusiastas da marca em geral e dos Porsche 356 em particular.
Aires Pestana
O engº Aires Pestana foi um dos grandes entusiastas do desporto automóvel na ilha da Madeira durante a década de 60. Tornou-se notado ao volante de um Volkswagen Karmann-Ghia mas não demoraria muito até adquirir um bem mais competitivo Porsche 356.
As imagens documentam as suas participações nas edições de 1963 e 64 da Volta à Ilha da Madeira e ainda uma fugaz presença no Rali das Canárias de 1963
Carro de Apoio
Data de há muitos anos a ligação entre os Porsches de competição e a fiel Volkswagen a que em Portugal se deu o feliz nome de "pão de forma". Nas décadas de 50 e 60 as "VW bus" eram vistas com frequência nos circuitos e ralis transportando quer os carros de competição quer as peças e os sobressalentes que estes poderiam necessitar, forjando assim uma cumplicidade que haveria de perdurar para sempre. Foi com esse passado em mente que a organização de 39º International Porsche 356 Meeting e o Porsche Clube 356 Portugal decidiram pedir à Garagem João Gomes, responsável pelo apoio técnico ao evento, que preparasse um veículo idêntico para acompanhar os cerca de duzentos Porsche 356 que vão ser vistos no Estoril, Cascais, Lisboa e Sintra durante o último fim de semana de Maio. Eis aqui, em tons de azul e branco, o resultado desse pedido.


Um Herói em Nurburgring
Joaquim Filipe Nogueira foi uma
figura ímpar da história do automobilismo português, afirmando-se aquém e
além fronteiras como um dos nomes grandes da sua geração. Tendo
conquistado tudo o que havia para conquistar em Portugal decidiu partir
também à conquista da Europa (e da África do norte...) com resultados
mais que meritórios.
Em
Agosto de 1955 o grande campeão português enfrentou alguns dos melhores
pilotos do mundo no mítico circuito de Nurburgring, um traçado com 22
quilómetros de extensão que incluía montes, vales e "curvas cegas" em
número assustador, o qual deveria ser percorrido por vinte e duas vezes.
Alinharam à partida (tipo "Le Mans") 60 concorrentes, mas apenas 38
chegariam ao fim, o que diz bem da dureza da corrida. Filipe Nogueira
levou o Porsche 550 Spyder nº 3 ao "top ten", tendo terminado a prova
num brilhante décimo lugar. Jean Behra, em Maserati 150S, seria o
vencedor.
Na foto da
partida pode ver-se o Porsche Spyder nº 2 de Richard von Frankenberg a
sair na frente, com o carro idêntico de Wolfgang Seidel (nº5) logo
atrás. Jean Behra (nº16) teve um arranque modesto, ao contrário de
Filipe Nogueira, cujo carro aparece já "embalado" ao meio da imagem
assinalado com um"X".
Fotos - Luis Sousa e Interclássico
Fotos - Luis Sousa e Interclássico
Gilberto Correia
Gilberto Correia, também conhecido como "o afinador dos Porsches", era chefe de mecânicos na oficina Porsche da Guerin situada na Estrela e acompanhava regularmente pilotos como Basílio dos Santos, a quem prestava assistência técnica. Na imagem de cima surge (de chapéu e mãos nos bolsos) junto do Roadster de Basílio dos Santos, que se prepara para subir a Rampa de Sta Cristina do Couto de 1962. Em baixo aparece (sorridente, de cigarro ao canto da boca) durante um momento de descontracção numa pausa do Rallye de S. Martinho às Termas de Monfortinho. À volta da mesa podem ver-se, entre outros, César Torres (de costas), Basílio, Carlos Duarte Ferreira e Jorge Passanha.
Note-se que o Porsche 356 Roadster se apresenta com jantes "normais" na prova de rampa, quando habitualmente montava jantes Rudge de competição.
Fotos - arquivo da família de Gilberto Correia
Note-se que o Porsche 356 Roadster se apresenta com jantes "normais" na prova de rampa, quando habitualmente montava jantes Rudge de competição.
Fotos - arquivo da família de Gilberto Correia
Onde Andarão?
Estas fotografias já têm mais de vinte anos e coloca-se agora a questão de saber se estes mesmos Porsche 356 ainda continuam por cá e qual o seu estado de "saúde". O HA-23-35 é um A Coupé de 1957 com o chassis 55307 mas sobre o HI-96-17 pouco sabemos para além do facto de se tratar de um Coupé B T5. Alguém poderá ajudar?
Uma grande novidade: segundo Luis Sousa, precioso colaborador deste blogue, o HA-23-35 terá andado em competição pelas mãos de Manuel Gião e António Barros.
Uma grande novidade: segundo Luis Sousa, precioso colaborador deste blogue, o HA-23-35 terá andado em competição pelas mãos de Manuel Gião e António Barros.

Subscrever:
Mensagens (Atom)