Embora alguns entusiastas considerem que o Porsche 550 Spyder é "a versão de corrida do 356", só com muito optimismo se conseguirá aceitar tal opinião. Algumas semelhanças existem, mas apenas no que respeita à partilha de uns quantos componentes, na marca, e, naturalmente, na época. O "Spyder" foi contemporâneo do 356, e teve uma história de sucesso em Portugal como, de resto, em quase todo o mundo. Por isso, decidi dar-lhe "abrigo" neste espaço, para que essa mesma história não fique esquecida e, se possível, se desenvolva.
Começo por um pedido de ajuda de Andrew Haskings, um entusiasta australiano que anda a elaborar a uma história dos Porsche 550 a nível mundial. O Andrew gostaria de ter acesso a toda e qualquer informação relativa a este carro, o HF-23-70, que foi importado em 1956 para Ruy Marinho de Lemos, um tripulante da TAP que nas horas vagas gostava de ser piloto ... de automóveis. Nada de novo. Já vimos isso em qualquer lado.
Na imagem maior é Jorge Moura Pinheiro quem está ao volante, à partida para o Circuito de Monsanto de 1959, que acabaria por vencer.


Segundo o nosso misterioso leitor "Luis", a quem muito agradeço mais esta preciosa colaboração, o HF-23-70 começou por ser verde e, ainda na posse de Ruy Marinho de Lemos, passou a vermelho e branco, decoração que ostentou em Luanda. Depois de Moura Pinheiro, o carro passa para as mãos de Filipe Nogueira e muda novamente de cor, tornando-se prateado. Segundo Andrew Hoskings, um especialista australiano, este Spyder será agora propriedade do actor Jerry Seinfeld.
Mais detalhes nos comentários deste post.