Porsche 550 SPYDER - Uma outra história de sucesso

Circuito del Castro 1964

Integrado no Rallye das Rias Bajas de 1964 disputou-se em Vigo o Circuito del Castro, prova que foi dominada pelo Lotus Cortina do espanhol Cifuentes. O futuro vencedor absoluto do Rallye, Jorge Soromenho, levaria o seu Porsche 356 ao segundo lugar desta prova, ficando o Austin Cooper de Giovanni Salvi em terceiro.
Na imagem pode ver-se o Porsche 356 C de Jorge Soromenho (nº 34) em perseguição ao Porsche 356 SC de Américo Nunes seguido pelo Alfa Giulia GT do italiano Angliolinni (nº 19), que representava o Jolly Club. Terá sido esta prova que levou os responsáveis por esta equipa a convidarem Jorge Soromenho para os visitar em Itália, convite que seria aceite. Porém o piloto portuense acabaria por declinar a possibilidade de integrar o Jolly Club na época seguinte por razões do foro privado.

Renascimento

Seguramente um dos Porsche 356 mais desejados do país (e não só, ao que consta) este magnífico Pre-A de 1952, agora completamente recuperado e devolvido à sua cor original, carrega consigo um passado longo e glorioso. Tendo participado na edição de 1953 do Rallye de Monte Carlo pelas mãos de João Capucho e Calçada Bastos este mesmo carro viria a proporcionar a António Borges Barreto a sua primeira vitória automobilística ao vencer a Volta a Portugal de 1954 fazendo equipa com Albuquerque Diniz.
O BG-19-18 pertence actualmente a Helder Valente que o adquiriu há alguns anos atrás ao ex-capitão do Futebol Clube do Porto, João Pinto.




Air Drive

O Museu do Caramulo vai inaugurar no próximo Sábado, dia 21 de Fevereiro, pelas 17h00, a exposição temporária “Air Drive”, do artista francês Renaud Marion.
A inauguração, que irá contar com a presença do próprio artista, marca também uma nova era do ciclo de exposições temporárias do Museu do Caramulo, uma vez que se trata da primeira vez que um artista estrangeiro é convidado para expor individualmente no museu.
Mais informação em www.museu-caramulo.net.
A obra de Renaud Marion - http://www.renaudmarion.com/


O Porsche na sombra do Lancia

Foi um dos mais belos carros de desporto até hoje produzidos. Por uma vez não vou dizer que me refiro ao Porsche 356 mas antes ao lindíssimo Lancia Aurelia B24 Spider que surge nesta imagem pelas mãos de Jorge Spratley tendo como companhia o seu inseparável amigo Jorge Soromenho e respectivas namoradas. A acção passa-se durante o Rallye de S. Pedro de Moel de 1963, prova que o Porsche 356 de Alexandrino Duarte (na imagem) terminou no 13º lugar da classificação geral enquanto que Jorge Spratley teve de se contentar com a 17ª posição. No ano seguinte seria a vez de Jorge Soromenho vencer brilhantemente o Rallye das Rias Bajas ao volante do seu Porsche 356, proeza cujo 50º aniversário foi celebrado com pompa e circunstância na Galiza em Setembro do ano passado numa organização do Porsche Clube 356 Portugal.
Agradeço a colaboração de Ângelo Pinto da Fonseca e Luis Sousa


A Transmissão da Sabedoria à Próxima Geração

Este podia ser o título de um quadro de Vermeer ou Rembrandt. A iluminação difusa e as sombras por si geradas poderiam confundir os menos informados. Mas não. Trata-se apenas de um feliz instantâneo fotográfico obtido durante a visita que Tiago Patrício Gouveia fez recentemente à oficina privada de Carlos Sabino no Estoril. O primeiro é engenheiro mecânico e um dos responsáveis pela administração do Museu do Caramulo, cuja colecção inclui um Porsche 356 que está desde sempre na família. O segundo é uma figura lendária da Porsche em Portugal tendo trabalhado (e continua...) durante décadas em quase todos os modelos da marca mas sempre com uma especial paixão pelos 356. Os seus arquivos pessoais incluem centenas de documentos da época que fariam a felicidade de qualquer historiador ou simples apaixonado da Porsche. Quem sabe se um dia acabarão no Museu do Caramulo? A apresentação está feita.


Trabalhos Manuais

Data de 1963 esta construção em madeira de uma miniatura de Porsche 356 da autoria de Alberto Oliveira. Desconhece-se a escala mas este é um daqueles trabalhos que muito interessaria descobrir, de preferência intacto.
A matrícula que serve de referência (provavelmente EE-21-03) poderá dar algumas pistas em relação ao carro que serviu de modelo.
Para comparação junta-se um estudo à escala 1:10 realizado pela Porsche AG nos anos 50, também em madeira, que consta do catálogo "Porsche Design Studies and Wind Tunnel Models" da autoria de Ulrich Upietz e Ekkehard Zentgraf.