Além do seu acervo permanente, o Museu do Automóvel Antigo tem patente uma exposição que inclui alguns veículos desportivos que fizeram história em Portugal. Como não podia deixar de ser, o Porsche 356 está também representado, neste caso através deste "better than new" 1963 B T6 de Pedro Jerónimo. Um exemplar irrepreensível, que merece ser admirado.
O Museu fica situado na Alameda Calouste Gulbenkian nº 7, em Oeiras.
Porsche 550 SPYDER - Uma outra história de sucesso
Rallye Ibérico 1956
"Onde a terra acaba…"
Em 2007, um grupo de holandeses liderado por Hans Dielen (em primeiro plano, de "T-shirt" cinza) fez-se à estrada e vários milhares de quilómetros depois parou em Portugal. Por cá ficaram durante um par de semanas a saborear a comida, o vinho e a Cultura. Gostaram tanto que o mesmo Hans Dielen voltou agora para saber detalhes da organização do 39º International Porsche 356 Meeting, que terá lugar no Estoril em Maio de 2014. Informado sobre o projecto e tratado com a habitual hospitalidade portuguesa, o nosso amigo prometeu liderar uma frota de pelo menos 20 Porsche 356 e "invadir" Portugal durante esse período, aproveitando todos para umas pequenas férias no país "onde a terra acaba e o mar começa".
A propósito, alguém sabe onde foram feitas estas fotos?
O Reboque
Em 1966 Ernesto Neves estava ainda a dar início a uma das mais bem sucedidas carreiras da história do automobilismo português. Depois de feita uma breve aprendizagem em Porsche 356 - que incluiu uma vitória na Volta a Portugal 1965 - tinha chegado a altura de passar à fase seguinte e a "arma" escolhida para o efeito foi o pequeno Morris Cooper S com preparação Broadspeed. Terminado o trabalho de Ralph Broad, em Inglaterra, o Porsche 356 foi mobilizado para servir de reboque e trazer o Mini de volta a casa, percurso que sofreu um pequeno desvio para proporcionar uma visita ao circuito de Silverstone (na imagem).
O Porsche seria "amarrotado" pouco depois quando, ao chegar a um cruzamento, o futuro campeão olhou para o lado errado da estrada. Estavas certo, Nené. Os ingleses é que gostam de andar sempre ao contrário dos outros.
O Porsche seria "amarrotado" pouco depois quando, ao chegar a um cruzamento, o futuro campeão olhou para o lado errado da estrada. Estavas certo, Nené. Os ingleses é que gostam de andar sempre ao contrário dos outros.
As Cores de Sintra
Mais um par de fotografia da autoria de Gonçalo Macedo e Cunha relativas ao passeio de Ano Novo do Porsche Clube 356 Portugal, realizado em Janeiro último. De facto, a conjugação da silhueta dos 356 com as cores extraordinárias da Serra de Sintra só podia proporcionar imagens verdadeiramente sublimes tais como estas que aqui se revelam.
Tragédia
Ainda a propósito do I Rallye Ibérico de 1956, aqui se revela a equipa José Manuel Simões / Luis Borges, em Porsche 550 Spyder, no momento da partida em Lisboa. Pouco depois, na consequência de uma saída de estrada no Monte do Pião, Luis Borges estaria morto e José Simões gravemente ferido, naquele que foi o mais grave acidente registado nesta prova.
Este carro, FE-22-24, fora anteriormente propriedade de Joaquim Filipe Nogueira. Apesar da violência do acidente, viria a ser reconstruído e seria visto durante o Grande Prémio de Angola de 1957 ainda com José Manuel Simões ao volante.
Este carro, FE-22-24, fora anteriormente propriedade de Joaquim Filipe Nogueira. Apesar da violência do acidente, viria a ser reconstruído e seria visto durante o Grande Prémio de Angola de 1957 ainda com José Manuel Simões ao volante.
Romão Fragoso / Henrique Rosado, 1956
Romão Fragoso não terá feito uma longa e particularmente bem sucedida carreira no desporto automóvel português mas deixou seguramente a sua marca. Ei-lo aqui no seu Porsche 356 pre-A, acompanhado por Romão Fragoso, durante a prova complementar de arranque disputada nas imediações do Porto e que estava incluída no Rallye Ibérico de 1956, prova que foi ganha por Manuel Nunes dos Santos, em Alfa Romeo.
Disputado entre os dias 1 e 4 de Novembro de 1956, o I Rallye Ibérico contou com 80 concorrentes à partida, que se encontraram em Madrid depois de terem saído de Lisboa, Porto, Sevilla e San Sebastian. Seguia-se um percurso comum até ao Estoril, durante o qual foram disputadas várias complementares que viriam a decidir a classificação. Fernando Stock / Manuel Palma, em Mercedes 300 SL, seriam os grandes vencedores. Seguiram-se Javier Sangas (Alfa Romeo), Abreu Valente (Porsche 356), Esteban Sala (Fiat), Gerardo Andrés (Mercedes Benz), Paul Strahle (Porsche 356 1300), Carlos Faustino (Panhard), Francisco Pereira (Lancia), Carlos Mach (Mercedes Benz) e João Azevedo (Triumph).
Romão Fragoso / Henrique Rosado terminaram na 37ª posição.
Romão Fragoso / Henrique Rosado terminaram na 37ª posição.
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