Porsche 550 SPYDER - Uma outra história de sucesso

Acidente

Acidente sofrido pela equipa Junqueira Pinto / Nuno Vilarinho, durante o reconhecimento de um rali (Luis Sousa).
Trata-se de um Porsche 356 A Coupe registado em Portugal no ano de 1957. Qualquer informação sobre este invulgar acidente e seus intervenientes será muito apreciada.
A foto pertence à colecção de José Francisco Correia, a quem muito agradeço.



Trata-se, na verdade, do acidente referido pelo Luís. Deu-se logo á saída das Caldas da Raínha, na entrada recta da Tornada. O camião terá estacionado durante a noite naquele local e de manhã não conseguiu pôr o motor a funcionar. Pessoas locais empurraram-no para um pequeno caminho do lado direito da estrada, de modo a poderem empurrá-lo para a Nacional, na tentativa de que ele pegasse.  
A equipa Junqueiro Pinto-Nuno Vilarinho e um outro Amigo que os acompanhava madrugaram, saindo de Lisboa ainda de noite para virem ao Norte treinar a Volta a Portugal. Pararam, para descansar uns minutos, á entrada das Caldas, junto á PVT. Cerca das sete da manhã voltaram á estrada e logo depois da placa de saída das Caldas apercebem-se do camião a entrar lentamente na estrada. O condutor acelera para lhe passar pela frente, momento em que o camião ganha mais velocidade porque o motor acabara de funcionar e atravessa-se completamente na frente do 356. Uma tentativa de peão e a estrada molhada não ajudaram e as tristes consequências são conhecidas. Para cúmulo do azar, um guarda da PVT (talvez o que está na foto) pensou mandar parar o Porsche quando este se preparava para retomar a marcha, mas não o chegou a fazer. 
Se o tem feito, tudo se teria evitado.
Angelo Pinto da Fonseca



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Sociedade Comercial Guérin, S.A.R.L. anos 50

Colaboração de Gonçalo Macedo e Cunha

Making Of

"Making of" da captação de imagens para uma nova série sobre Clássicos que em breve irá aparecer numa Televisão generalista. Como não podia deixar de ser, tudo começa com um Porsche 356 Cabrio  imaculadamente branco. A produção revelou-se competente e profissional, aproveitando bem o "setting" natural proporcionado pelas belíssimas estradas da Serra de Sintra, percorridas dezenas de vezes pelos "pivots" do programa até conseguirem  o "take" ideal. E basta de conversa cinematográfica.
O dono do carro aguardou pacientemente uma tarde inteira até que tudo terminasse, mas como se trata de pessoa de simpatia natural e boas conversas o tempo até acabou por passar relativamente depressa.
Obrigado, António.




Mais Um

Sério candidato ao título de "O Português que mais Porsches 356 possuiu em menos tempo", aqui temos João De Castro ao volante do até agora desconhecido DC-20-76. Com grande probabilidade, esta imagem será relativa a uma prova organizada pela secção de motorismo do Sporting Club de Portugal no final da década de 50 perto da zona onde antes estivera patente a Exposição do Mundo Português, em Belém. Quaisquer informações sobre este carro ou esta prova serão muito bem vindas.


O DC-20-76 foi o carro usado por J Filipe Nogueira para terminar em 2º lugar a Taça Cidade de Lisboa em
1954, 10 segundos depois do Jaguar XK120 de D. Fernando Mascarenhas. 

- Luis

Em Lisboa

O suave encanto de um bairro de Lisboa na década de 60


As "Relíquias" do CM

Chamada para a reportagem inserida ne edição de 16 de Agosto do Correio da Manhã, com a qual se encerra o capítulo Desfile do Museu de Marinha.
Colaboração de Carlos Sacramento.


Desfile do Museu de Marinha, parte II

A reportagem de Gonçalo Macedo e Cunha realizada antes, durante e após o desfile comemorativo do 50º aniversário do Museu de Marinha. 
Peço desculpa pela presença de um senhor de barbas brancas num número excessivo de fotografias. Mesmo não se sabendo exactamente de quem se trata e o que faz ali, qualquer comparação com o famoso "emplastro" será desde já considerada inoportuna e eventualmente desadequada. 
Veja aqui o album.



50 Anos de Museu de Marinha

Foi um enorme sucesso o desfile comemorativo do 50º aniversário do Museu de Marinha que teve lugar na quarta feira, 15 de Agosto. Apesar do feriado e da meteorologia ameaçadora, nada menos que 36 (trinta e seis!!!) clássicos responderam à chamada e associaram-se a esta verdadeira manifestação de cidadania que foi muito apreciada e bem recebida pela população de Lisboa. 
O Porsche 356 da GNR esteve presente e liderou a parada, que foi escrupulosa e profissionalmente controlada por dois batedores da PSP a quem aqui prestamos pública homenagem.
Depois do desfile seguiu-se a visita guiada ao Museu, oportunidade para muitos dos participantes se familiarizarem com uma das mais notáveis instituições ao serviço da Cultura e da História de Portugal.
Aqui ficam as primeiras imagens.