Porsche 550 SPYDER - Uma outra história de sucesso

Clássicos do Sol, parte II

Não será exactamente um Porsche 356, mas o Volkswagen 1200 de 1961 que o Marco Pestana teve a gentileza de me ceder para participar na 5ª edição da Clássicos do Sol faz lembrar em muito "the real thing". O ADN da família está todo lá e é inegável o prazer que o "Carocha" proporciona a quem o conduz, apesar de o motor "sofrer" um pouco com as subidas íngremes da ilha da Madeira. Uma delícia de viagem e um feliz regresso ao modelo em que fiz o meu exame de condução. Como se isso não bastasse ainda recebi um presente das mãos do Presidente da Câmara da Ponta do Sol. Obrigado a ambos.


V Clássicos do Sol 2011

Acedendo a um muito simpático convite da Organização, por estes dias vou estar na ilha da Madeira para assistir à edição 2011 da "Clássicos do Sol", um encontro que tem lugar anualmente  na Ponta do Sol e que já está fortemente implantado no calendário nacional de Clássicos. Pode ser que apareça por lá algum dos vários Porsche 356 que existem na Madeira. Vou andar atento.

VII Rallye Internacional de Lisboa (Estoril) 1953

Em 1953, o Rallye Internacional de Lisboa (Estoril) teve o privilégio de contar entre os seus inscritos com um dos carros mais significativos da história "austríaca" da Porsche. Trata-se de um dos 356 SL conhecidos por "Gmund Porsches", produzidos com carroçaria em alumínio, os quais viriam a ser utilizados exclusivamente em competição já depois da fábrica se ter mudado para Stuttgart. O 356 com a matrícula W24-3475 estava equipado com um motor 1500 cc e foi visto no Estoril pelas mãos da dupla Helmut Polensky / Walter Schluter, que terminaram em 3º lugar absoluto o rallye Liége-Roma-Liége de 1952 tripulando este mesmo carro, o qual logo a seguir foi também utilizado para bater vários records de velocidade no circuito de Monthléry, perto de Paris.


VI Rallye Internacional de Lisboa (Estoril) 1952

Este belíssimo trio de Porsche 356 pre-A fez-se fotografar no alto dos jardins do Casino Estoril após a conclusão do VI Rallye Internacional de Lisboa, realizado em 1952. Nenhum deles é português, mas todos participaram numa prova portuguesa que, na altura, só era superada em importância pelo Rallye de Monte Carlo. Os carros nºs 19 e 22, tripulados respectivamente por Peter Merck e Hans Leo van Hosch, partiram de Frankfurt, enquanto que o Porsche nº 50, tripulado por Max Nathan, partiu de Paris e seria o vencedor da sua classe (1100cc).
Joaquim Filipe Nogueira, ao volante de um Porsche 356/1500, partiu de Lisboa e seria o vencedor absoluto do Rallye pela segunda vez consecutiva.

Fotografia de Rui Queiroz

Serra de Sintra, 2006

A equipa de Francisco Calheiros / Pedro Bastos durante uma "regularidade" do Rali de Portugal Histórico de 2006 realizada na serra de Sintra.  Com cerca de 1,700 quilómetros de extensão, esta prova  compreendia passagens por Sintra, Montejunto, Arganil, Caramulo e outros percursos de referência dos antigos ralis TAP.

Caramulo Motorfestival 2011

É uma espécie de Goodwood à portuguesa, ressalvando as evidentes questões de escala. Excelente ambiente, bons carros, boas provas, e uma organização impecável. Ainda por cima tiveram a gentileza  de ilustrar o cartaz do passeio Viseu-Caramulo deste ano com uma imagem do "carrito do costume" a subir  rampa, em 2009. Infelizmente não vamos poder participar na edição deste ano, por razões de agenda familiar, mas agradecemos a distinção. Voltaremos em 2012.