Porsche 550 SPYDER - Uma outra história de sucesso

Marca Registada

"PORSCHE® , 356™ and the distinctive shape of the PORSCHE® 356™ automobile are trademarks of Porsche AG ".

Para quem não saiba ( e eu não sabia ) o número 356 e a inconfundível silhueta deste modelo estão registados pela Porsche AG . Os clubes oficiais da marca , quaisquer que sejam os símbolos que os representam , recebem o "selo" de aprovação aqui documentado a partir do momento em que sejam reconhecidos pelo fabricante .

Grande Colheita !

A impressionante colecção de troféus recolhida pelo Porsche 356 SC de Fernando Basílio dos Santos , vencedor da sexta edição da Volta à Madeira , disputada em 1964 . Infelizmente , os registos dessa época não mencionam o nome do "pendura" . Talvez algum dos leitores possa ajudar .
Note-se , também , o rigor do traje obrigatório para a cerimónia de entrega de prémios . Este era o tempo dos "gentlemen" nos automóveis , quer fossem pilotos ou simplesmente organizadores de ralis e corridas .

Nota : segundo Angelo Pinto da Fonseca , o navegador seria "Jocames" , João Canas Mendes , com quem Basílio dos Santos venceria a Volta a Portugal de 1966 , ainda em Porsche 356 .

Fotografia cedida por Pedro Gouveia , da Madeira , a quem agradeço .

Notícias do Clube

Enfrentando a canícula do mês de Agosto , o núcleo dinamizador do Clube Porsche 356 de Portugal continua a sua intensa e "violenta" actividade . Desta vez foi um almoço de trabalho , em casa de um dos membros , que começou às 1300 e acabou às ... 1900 ! Claro que muitos outros temas foram abordados , enquanto durou o stock de "Alvarinho" , mas pelo menos os estatutos do Clube ficaram concluídos e serão , em breve , enviados ao Grupo Fundador para apreciação . Existe também um largo consenso em relação à composição da lista dos futuros Órgãos Sociais . Finalmente , cumpre-nos apresentar o nosso agradecimento ao Clube Porsche 356 de Espanha por todo o apoio que nos tem prestado , nesta fase , sendo nossa vontade que um seu representante nos visite quando do encontro de fundação do nosso Clube .

A Taça

Eis o troféu do vencedor do III Rallye Lisboa - Madrid , disputado em 1955 . A prova , organizada pelo Clube 100 à Hora , seria ganha por João de Castro Júnior , ao volante de um Porsche 356 pre-A .


Johannes Heick

Não me lembrava de , nos últimos 50 anos , ter encontrado um alemão tão sorridente e bem disposto como Johannes Heick . Falando um português escorreito (com provável sotaque da Baviera ) moldado por várias décadas de permanência em Portugal , Johannes Heick tem uma incontornável paixão por Porsches , que se manifesta através dos dois 356 ( um Cabrio e um Coupe ) e ainda um 911 , que possui .
Bom gosto , Sol e tempo para usufruir de tudo isto , quem precisa de mais para ser feliz ?

Os dois 356 estão já descritos no Registo , sob os números 42 e 43 , no espaço que anteriormente era ocupado pelos carros de Ricardo Saragga .

Logótipo do Clube 356

Este é o modelo do logo do Clube Porsche 356 Portugal que vai ser submetido à aprovação da Assembleia de Fundadores , em Outubro . O processo ainda não está encerrado , longe disso , mas esta é , para já , a proposta mais credível . Aguardamos os sábios comentários dos leitores e dos futuros membros do Clube .
Este trabalho é da autoria do designer Rui Queirós , a quem o Clube 356 agradece o excelente serviço prestado .

Rallye Internacional do ACP , 1964

O XI Rallye Internacional do ACP , disputado em 1964 , esteve envolto em polémica devido às desclassificações de Horácio Macedo e Américo Nunes ( na imagem ) . No caso que nos interessa , o Porsche 356 SC partiu do Porto com destino a Lisboa , mas o percurso incluía uma pequena passagem por Espanha , o que dava à prova o seu cunho "internacional" . Acontece que , na altura , era necessário um passaporte válido para entrar no país vizinho e o nosso herói , Américo Nunes , ainda não tinha o seu . Sendo assim , fez-se substituir durante essa parte do percurso , por alguém convenientemente documentado , mas o "golpe" foi descoberto . Em consequência , o "Senhor dos Porsches" foi desclassificado pela Organização , sem apelo nem agravo .

Vem aí o Caramulo !

É já no primeiro fim de semana de Setembro que vai ter lugar a edição deste ano do Motorfestival do Caramulo , uma espécie de "Goodwood à portuguesa" que já atingiu um notável patamar de qualidade , quer na "maquinaria" presente quer no rigor da organização . Não existe nada de semelhante em Portugal .
Naturalmente , lá estarei a representar o novíssimo Clube Porsche 356 Portugal , provavelmente no Passeio Histórico , em versão tranquila e familiar . Mas esperamos ver mais 356 , quer seja no Passeio , no Rallye ou na Rampa.

O Carro dos Noivos

Uma vez que estamos em plena "silly season" , aqui deixo um curioso pedido encontrado num site de casamentos . Os noivos têm inquestionável bom gosto mas a noiva parece ter algumas reservas relativamente ao estado do vestido após a viagem a bordo do 356 . O noivo , naturalmente , "não está nem aí" e já só pensa em deitar as mãos ao "speedster" e arrancar para qualquer lado .

Diogo de Freitas

O 356 B Roadster de Diogo de Freitas , à partida para a Volta à Madeira de 1962 . Agradeço ao leitor que me chamou a atenção para o facto de este carro não ser um Cabrio , como erradamente assumi , mas sim um "roadster" T5 . A maior parte destas versões era produzida na casa Drauz , mas em 1961 a produção passou para o carroçador D´Ieteren , na Bélgica , que fabricou os últimos 473 T5 Roadsters e a totalidade dos 249 T6 que se seguiram .
Por vezes é difícil distinguir as versões Cabrio e Roadster . Esta última não possui , por exemplo , o pequeno vidro triangular ( vent window ) que vê nas janelas dos B Cabrio e Coupés , mas adopta um friso longitudinal , também visível nos Convertible e Speedster .

Notícias do Clube

Apesar da aparente calmaria do mês de Agosto , continua a avançar o projecto de formação do primeiro Clube Porsche 356 de Portugal . Assim , foi já constituído um grupo de trinta Membros Fundadores , que já têm em seu poder o Protocolo de pré Fundação que irão subscrever na primeira reunião formal do grupo , que terá lugar no Curia Palace Hotel SPA & Golf , nos dias 3 e 4 de Outubro próximo . Simultâneamente , irão ser aprovados os estatutos e os primeiros órgãos sociais do Clube , aguardando-se para breve o reconhecimento oficial por parte do representante da marca , que já deu início ao respectivo processo .
Está também em estudo a criação de um logo e o estabelecimento de um Gabinete Técnico , em que dois especialistas se disponibilizam para responder às "angústias" mecânicas dos membros do Clube 356 .

Aproveito para chamar a atenção dos leitores para a edição de Setembro da revista "Octane" , que em breve estará à venda em Portugal , cujo tema de capa é justamente o Porsche 356 .

Fora de Moda ?

Nem por isso . No ano de 1967 já o Porsche 911 se tinha afirmado como um caso de sucesso , coleccionando vitórias atrás de vitórias e dando início ao processo que o transformaria numa das grandes legendas da História do Automobilismo Mundial . Mas tal não foi suficiente para tornar os 356 obsoletos , como aqui o demonstra João Paulo Sottomayor durante o 4º Rally Inter Sócios , do Estrela e Vigorosa Sport .

O Renascer de um Motor

Há já algum tempo que o motor do meu venerável B90 vinha dando alguns sinais de fadiga , por vezes com funcionamento irregular , um "soluço" aqui , uma vibração acolá , mas sem sobressaltos de maior , como convém a um Porsche mesmo que quase cinquentenário . No entanto , uma recorrente e irritante "pingadeira" de óleo levou-me a consultar um especialista e logo ali se verificou que haveria lugar a uma intervenção , uma vez que o líquido parecia provir da zona de acção da cambota . Dito e feito , houve que avaliar segmentos , retentores , pistões , cilindros , etc , ou seja , quase um motor novinho em folha , para substituir componentes que há muito tinham excedido o "prazo de validade" .
Como habitualmente , socorri-me de Peter Hoffmann , da Classic Parts , que me recomendou pistões e cilindros de 912/SC fabricados pela Mahle , bem assim como os restantes elementos acessórios . Em poucos dias , todo o material foi recebido e ficou pronto a ser montado .
A operação desenrolou-se na oficina de Luis Gomes , no Monte Estoril , que dirigiu os trabalhos , e contou com a colaboração de Carlos Sabino , que forneceu 40 anos de experiência em motores "flat four" e as indispensáveis ferramentas exigidas pelo fabricante . O engº João Melo , do Clube Porsche 356 Portugal , disponibilizou sobressalentes e acessoria técnica . No final o carro estava "outro" , cheio de energia e respirando saúde por todos os lados , o que me leva a crer que este motor só irá precisar de gasolina e lubrificação , durante a próxima dúzia de anos .
Assim seja .
Peter Hoffmann - http://www.classic-parts.com/ , telef . +49 (0)681 / 85 15 50
Luis Gomes - 966325350
Carlos Sabino - 960022936
Clube Porsche 356 Portugal - clube356@gmail.com