Porsche 550 SPYDER - Uma outra história de sucesso

Uma Deliciosa Apresentação

"Olá amigos!
Eu sou o Porsche HG - 18 - 28
Nunca pensei que o meu passeio pela Boavista suscitasse tanto interesse e curiosidade.
Dado o acontecido pedi ao meu dono licença para nos apresentarmos.
Sobre mim poucas novidades há a acrescentar, sou um Porsche 356 pré A cabriolet, nasci em 1951 mas só me batizaram em Porugal em 1952. Para as minhas ossadas deram-me o nº 10189 e de pança tenho 1500 c.c..
Tenho a agradecer ao meu dono ter-me tirado, há cerca de trinta anos, donde estava num estado de moribundo que nem eu acreditava que iria rolar outra vez. O meu dono não contratou o Dr. Pitangui mas quase; honras sejam feitas pois o meu restauro foi muito bem sucedido, ainda hoje quando me olho ao espelho me acho bem bonito!
Só agora reparo que estou para aqui a falar de mim e ainda não apresentei o meu dono pelo que vou terminar agradecendo a António Bartosch o ter-me levado consigo naquele dia longínquo e o trabalho que teve em pôr-me nesta forma apresentável em que hoje me encontro.
Um abraço aos meus netos 356!
Até à vista."

HG-18-28
Agradeço a António Bartosch a original apresentação e a "AlfElísio" a magnífica fotografia .

Ernesto Martorell

Um verdadeiro "gentleman driver" , Ernesto Martorell era um aristocrata que dedicou uma parte da sua vida e da sua fortuna às corridas de automóveis , tendo-se notabilizado ao volante de vários Porsche 356 , incluindo o HG-18-28 que ainda há pouco surgiu no Circuito da Boavista , completa e brilhantemente restaurado .
É muito curioso o relato da sua vitória no IV Circuito de Vila do Conde , disputado em Setembro de 1952 , onde se diz que Ernesto Martorell assumiu "o comando e nele se conservou até ao fim , melhorando sempre . É certo que a máquina o protegeu "... Esta terá sido a primeira vitória em provas de velocidade de um Porsche , em Portugal . O piloto chamava-se Ernesto Martorell e o carro era um Cabrio 1500 , matrícula HG-18-28 , que percorreu as 20 voltas ao circuito "grande" de Vila do Conde ( cerca de 4.500 metros de perímetro ) em 45 minutos e 16 segundos , à média de 120,797 km/h .
Na altura , o jornal "Renovação" , de Vila do Conde , dava grande relevo à inauguração da "melhor e mais rápida pista de corridas de Portugal" , o circuito "grande", que , no entanto , apenas seria usado em 1952 . No ano seguinte as corridas voltaram ao traçado original .


Ainda Agora Aqui Chegou ...

... e já ganha ralis ! Eis o recém recuperado e adquirido 356 B de Helder Valente / Júlia Rocha , vencedores da classe E do VI Rali Automobília Liberty Seguros , recentemente disputado no distrito de Aveiro .

Desvendado

Este é o Porsche 356 pre-A de Ernesto Martorell , à partida para o Circuito de Vila do Conde de 1952 . Tal como se verifica através do post intitulado "Preciosidade" , o HG - 18 - 28 ( um Cabrio com motor 1500 cc ) chegaria até aos nossos dias em perfeito estado de conservação , provavelmente após competente restauro . Portanto , e até prova em contrário , este será o mais antigo e históricamente valioso Porsche a circular em Portugal neste momento .
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Anatomia de um Speedster

Dedicado aos proprietários da meia dúzia de "speedsters" existentes , neste momento , em Portugal . O autor do trabalho chama-se Shin Yoshikawa .

Preciosidade

A quem pertence esta preciosidade ? Quem me ajuda a encontrar o proprietário deste 356 pre-A que apareceu recentemente no encontro de promoção do Circuito da Boavista , no Porto ? Este será , sem dúvida , um dos 356 mais antigos actualmente a circular em Portugal e é absolutamente necessário que passe a constar do Registo nacional que estou a desenvolver . Peço , encarecidamente , a colaboração dos leitores para conseguir este objectivo .
A fotografia é de Orlando Tato , a quem agradeço .

Mille Miglia 2009

Enzo Ferrari chamou-lhe "la corsa piú bella del mondo" e o grande mestre lá tinha as suas razões . Foi isso mesmo que agora pude constatar durante a chegada a Roma da edição deste ano das "Mille Miglia" , da qual aqui deixo esta pequena reportagem . Foi possível ver em acção alguns dos carros mais valiosos do Mundo , vindos de lugares tão distantes como , por exemplo , Australia e California , todos com a extraordinária motivação de participarem nesta mítica prova , agora transformada em Rallye de Regularidade mas que foi , durante trinta anos ( 1927-1957 ) uma louca corrida em estrada aberta . A título de exemplo , diga-se que em 1955 a prova foi ganha por Stirling Moss / Jenkinson , em Mercedes 300 SLR , a uma velocidade média de mais de 160 km/h , conseguida ao longo de 1600 km de estradas nacionais e municipais abertas a todo o tipo de tráfego , humano , animal ou mecânico . Este mesmo carro surgiu desta vez tripulado por David Coulthard , mas foi apenas "mais um" entre as dezenas de tesouros que marcaram presença na ligação Brescia/Roma/Brescia deste ano .
Não tenho conhecimento que alguma vez tenha existido uma participação portuguesa em Porsche , quer na versão original quer na modalidade actual . Mas tenho esperança que isso possa mudar , em breve . O processo de selecção das viaturas participantes é extremamente rigoroso , privilegiando os carros que participaram "de facto" em qualquer das 1000 Milhas originais e também alguns outros que tenham reconhecido interesse histórico , o que faz com que a lista de inscritos represente o que de melhor existe no Mundo a nível de automobilismo desportivo "clássico" . E depois há o fabuloso ambiente que só os italianos sabem criar , com requinte e sofisticação . Assistir , será um verdadeiro "must" para quem se interesse por este tipo de coisas . Participar , será a experiência de uma vida , um sonho ao alcance de muito poucos .

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O Carro da Moda

Integrado na acção "Moda Chiado 2009" , e com a colaboração do ACP Clássicos , realizou-se uma exposição estática de automóveis antigos naquela artéria da capital . O "carrito do costume" lá esteve , tripulado por uma equipa mais adequada às circunstâncias , uma vez que o "piloto do costume" já está um pouco "fora de moda" e encontrava-se ausente do país , a tratar de assuntos mais interessantes para este blogue . E , por falar em blogue , aqui vos deixo o link para o espaço da senhora da imagem , caso pretendam informar-se sobre o misterioso e insondável mundo da Moda . E , claro , qualquer semelhança nos nomes não é pura coincidência .
http://mariaguedeslisboa.blogspot.com/


Nota : um leitor que se não quiz identificar , mas a quem muito agradeço , deixou o seguinte comentário relativo ao post anterior , "Onde , Como e Quando " :

"S Pedro de Moel . F Basilio dos Santos no HI 96 37 , um Roadster S90 no ano de 61 . Freitas Morna num SC em 64"

Onde , Quando e Quem ?

Um amigo enviou-me estas imagens relativas a dois Porsche 356 em plena acção , algures em Portugal . Os locais , as provas, as datas e os condutores são , por enquanto , desconhecidos , mas acredito na perspicácia e na cultura automobilística dos leitores para me ajudarem a fazer a "arqueologia" destas fotografias . No caso do Coupe , a chapa de matrícula "aponta" para um carro de 1964 ( C ou SC ) , sendo o Cabrio provavelmente um pouco anterior . Mas não me arrisco a ir mais longe , por manifesta insuficiência de informação .
Em ambos os casos ( ou será o mesmo caso ? ) o piso em que se desenrola a prova parece ser particularmente agressivo . E , óbviamente , o mar está ali bem perto .

Gentleman Drivers

Peço desculpa por repetir uma imagem ( a classificação da prova de aceleração e travagem do rallye de Monte Carlo 1955 ) mas este texto do Duarte Pinto Coelho não podia ficar "escondido" sob a forma de um comentário . É demasiado valioso para isso e portanto aqui fica , em destaque , com a minha gratidão . E a dos leitores , certamente .


"Esta tabela classificativa é notavel por si só, e dá para perceber que a prova devia ter características muito favoráveis à proverbial agilidade dos pouco potentes 356.Mas também é espantoso o número de celebridades que ali constam, nomeadamente os tripulantes dos Aston Martin:-Gatsonides foi uma figura de topo do mundo automóvel Britanico do pós-guerra e inventor de N devices para o desporto motorizado, tipo Haldas e afins.-Klemantaski foi talvez o maior fotógrafo especializado em desporto automóvel de sempre, e costumava ser "coéquipier" para melhor fazer as suas reportagens, ficando célebre a série de incríveis fotos feitas ao lado de Peter Collins a bordo da "barchetta" Ferrari nas 1000 Milhas de 1957.-Collins, embora só conste este nome é muito provavelmente o acima referido Peter. Alem de ser um excelente piloto, ficou célebre por, na época de 1956 em formula 1, colega de team do grande J.M.Fangio, numa das últimas provas do campeonato e estando a par com o seu colega em pontos, quando o carro de JMF avariou, não hesitou em ceder o seu ao Mestre, que estava próximo dos 50 anos e que ele venerava, e que veio a ganhar a prova e o campeonato. Quando lhe perguntaram porque o tinha feito, respondeu muito simplesmente " Ele está em fim de carreira e não terá certamente outra oportunidade, eu tenho muito tempo pela frente para ganhar um campeonato..."(Sabiam que naquele tempo havia cavalheiros assim? o que seria esta cena hoje em dia!)Mal sabia o infeliz Peter Collins que a morte o encontrou algumas semanas depois, e o maior Piloto de sempre ainda ganhou o campeonato de 1957!..."
Duarte PC

E , como este é um blogue de "gentlemen" , aqui fica a nossa homenagem a um dos maiores de sempre . Peter Collins ( 1931-58 )

O Relógio de "Butzi"

A Ferdinand Alexander ( "Butzi" ) Porsche coube a responsabilidade de dar continuidade à obra prima de seu pai , Ferry , o Porsche 356 . Começou por desenhar o bonito ( e hoje valiosíssimo ) 904 , para logo a seguir surpreender o Mundo com o prodigioso 911 , originalmente chamado 901 .
Talento para o design era coisa que não faltava ao neto do fundador , como se comprova pelas formas fluidas e eficazes da silhueta do conceito 356/911 , que ainda hoje se mantém . Assim , "Butzi" Porsche resolveu criar uma companhia de design de acessórios , Porsche Design , para poder exprimir toda a sua criatividade para além dos automóveis , tendo começado com o belíssimo relógio da imagem , concebido por si próprio em 1973 . Trata-se de um cronógrafo em aço negro mate , produzido pelo fabricante suiço Orfina e dotado de um movimento Valjoux 7750 . Mais tarde , em 1978 , a Porsche Design entregou a produção dos seus relógios à IWC , International Watch Company , situação que se manteve até 1996 .
Embora não seja um instrumento particularmente sofisticado , do ponto de vista de relojoaria , este modelo tem a particularidade de ter sido pessoalmente concebido por "Butzi" Porsche para ser usado orgulhosamente pelos ( felizes ) possuidores dos 911 .
Este relógio foi por mim "arrematado" num recente leilão , em Lisboa , mas é possível encontrar alguns à venda na Internet . Cuidado , porém , com as imitações "made in China" .

Vitória em Monte Carlo , 1955

A equipa formada por Joaquim Filipe Nogueira e Alberto Graça , em Porsche 356 , vencedora da prova de aceleração e travagem integrada no Rallye de Monte Carlo de 1955 , e a classificação do "Top Ten", onde se verifica que seis dos dez melhores carros ( e os quatro primeiros !!! ) são Porsche 356 . What else ?



Imagens da Madrugada

Para encerrar o capítulo 500 Milhas 2009 , aqui ficam algumas imagens da fria madrugada de 2 de Maio , em Aveiro . Note-se o equipamento do navegador do Porsche nº 523 . Lanterna na mão ... e na cabeça , papel , lápis e relógio digital . What else ?
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Tal Pai , Tal Filho ... e Tais Netos

Eis a prova ( como se necessário fosse ... ) de que estas coisas dos Porsche se transmitem através do ADN . Na imagem , a equipa do carro nº 527 , composta por Mário Melo , pai , e Mário Melo , filho , que cumpriu honrosamente a totalidade do percurso das 500 Milhas 2009 e ainda sacrificou alguns minutos do seu último controle horário para dar apoio ao 356 avariado de outra equipa familiar , os Carpinteiro Albino , tio e sobrinho . É assim , a solidariedade "porschista".
No caso dos Melo , a sucessão está desde já assegurada . Os netos do Mário só brincam com ferramentas de automóvel e têm , na garagem , um 356 Speedster desmontado em bocadinhos que , um dia destes , vai voltar a trabalhar e vai ser o seu tesouro , quando crescerem .
E porque não uma equipa Melo , avô e neto , numa não muito distante edição das 500 Milhas ?
Conhecendo eu os genes da família , até era capaz de apostar .

A Maratona

Com muita pena minha , terminou a edição deste ano das 500 Milhas do ACP , durante as quais os concorrentes percorreram algumas das mais belas estradas do país , seleccionadas por uma Organização impecável e aperfeiçoada pelos quatro anos de experiência que a prova já leva . No meu caso pessoal , a "coisa" começou às 05.23 , em Aveiro , e acabou às 22.24 do mesmo dia , em Tavira , o que perfaz nada menos do que 17 ( dezassete !) horas consecutivas ao volante , com 10 minutos para almoçar . Sim , porque foi necessário sacrificar a hora de almoço para ir abastecer em Espanha , uma vez que as bombas de gasolina de Castelo de Vide ou não funcionam ao sábado ou então foram encerradas , devido aos preços mais competitivos do produto no lado de lá da fronteira . De resto , aproveitavam-se as pequenas paragens antes das PECs para reabastecer e fazer uns chi-chis . Nas couves , claro .
Três dos quatro 356 que partiram de Aveiro chegaram a Tavira sem qualquer sobressalto . Apenas o carro dos Carpinteiro Albino foi obrigado a abandonar , já com a meta à "vista", e quando se batia pela vitória absoluta na prova . Cruel ironia esta , que faz com que alguém que trabalhou arduamente durante dezasseis horas possa ser afastado da competição nos minutos finais só porque , estranhamente , os Porsche também falham . Muito raramente isso acontece , mas acontece .
A "honra do convento" acabou por ser salva por Carlos Duarte Ferreira ( na foto ) , o melhor classificado do "clube" 356 . Os outros dois carros limitaram-se a cortar a meta dentro das respectivas previsões horárias , como se pretendia .
O "carrito do costume" ( o meu , claro ) dispunha apenas do conta quilómetros original e de um bloco de papel e lápis como instrumentos de navegação , ao contrário de muitos dos participantes ( a maioria ? ) que vinham equipados com Brantz , Haldas , Terra Trips ou similares . Talvez fosse oportuno o ACP começar a pensar em provas "biológicas" , ou seja , exclusivamente para carros que apareçam "tal e qual como vieram ao Mundo" , sem recurso a tecnologias mais ou menos sofisticadas para se orientarem . Penso que isso iria atrair muitos "clássicos" de qualidade que agora acumulam poeira nas respectivas garagens .